Apresentação
A
Escola de Ensino Fundamental Prefeito Mozart Cardoso de Alencar foi fundada em
19 de maio de 1986 pela lei Municipal 1198, está localizada à Rua Arnóbio
Barcelar Caneca, nº. 785, no bairro Lagoa Seca, na cidade de Juazeiro do Norte
– Ceará, CEP: 63040-270, nº. 23195928 no censo escolar, CNPJ:
01925.465/0001-16.
A
escola atende a uma clientela de 266 alunos matriculados e distribuídos
do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino e, no
seu anexo (CAIC), a 548 alunos, do 5º e 6º ano, EJA I, II, nos turnos
vespertino e noturno. Para isso, o Mozart dispõe de uma estrutura física
contendo 08 salas de aula, 01 secretaria, 01 sala de computação, 01 cantina, 02
almoxarifados, 03 banheiros, 01 pátio interno, 01 bica, 01 sala de professores,
01 biblioteca, 01 quadra poliesportiva coberta.
O
núcleo gestor é composto por um Diretor Administrativo (Mariza Danielli Pereira
Sobreira), uma Coordenadora Pedagógica (Marcia Maria Brito Sampaio), uma
Coordenadora de Gestão (Maria Goretti Rolim Vitório) e uma Secretária (Luciene
Monteiro Bezerra). No apoio pedagógico temos uma Orientadora Educacional
(Marlene Torres Pereira) e um Psicopedagogo (Cicero Batista de Brito
Rodrigues). As atribuições gerais dessa equipe são as seguintes:
- Direção – Responsável pelo
gerenciamento e organização da escola;
- Coordenação Pedagógica –
Responsável pela assessoria e suporte no planejamento das aulas, buscando
promover a melhoria da qualidade de ensino.
- Coordenação de Gestão –
Coordenar eventos escolares, organismos colegiados, a gestão participativa dos
recursos financeiros.
- Secretaria – Departamento responsável
pelo arquivo e emissão de toda a documentação escolar.
-
Orientação Educacional – Responsável pelo
acompanhamento dos alunos nos aspectos sociais, afetivos e comportamentais,
cooperando para a formação integral do aluno. Juntamente com o Coordenador Pedagógico,
faz o elo entre Escola e Família.
-
O
Psicopedagogo – Trabalhar com grupos escolares, criar espaço de escuta,
fazer encaminhamento e orientações.
O
corpo docente é formado por 20 professores pós-graduados. O corpo técnico
possui 01 merendeira, 02 auxiliares de serviços gerais, 02 vigias e 04 agentes
administrativos. Já no anexo contamos com 22 professores e 11 funcionários.
O
Projeto Pedagógico da escola está ligado ao social, pois é de interesse de toda
a sociedade. Na questão política temos como compromisso formar um cidadão
crítico para a sociedade. O PPP tem como objetivo criar maneiras de melhorar o
processo educacional através da participação de todos na organização e execução
das propostas elaboradas.
Sua
elaboração se deu a partir das exigências da LDB e de acordo com a Resolução
395/2005 do Conselho Estadual de Educação que delegam:
Art. 1º- A educação, dever da
família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de
solidariedade humana tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando,
seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 2º- Os estabelecimentos de
ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de ensino, terão
incumbência de:
I-
Elaborar e executar sua proposta pedagógica;
II-
Administrar seu pessoal e seus recursos material
e financeiro;
III-
Assegurar o cumprimento dos dias letivos e das
horas-aula estabelecidos;
IV-
Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de
cada docente;
V-
Promover meios para recuperação dos alunos de
menor rendimento;
VI-
Articular-se com as famílias e a comunidade,
criando processos de integração da sociedade com a escola;
VII-
Informar aos pais e responsáveis sobre a
freqüência e o rendimento dos alunos, bem como a execução de sua proposta
pedagógica.
A E.E.F.
Prefeito Mozart Cardoso de Alencar tem como meta principal orientar os seus
alunos para que eles possam compreender o papel de cidadão na sociedade,
participar ativamente dos seus direitos e deveres, ser solidários e combater as
injustiças, desigualdades e preconceitos, respeitar o próximo, posicionando-se
criticamente e de maneira responsável, com base nos conhecimentos adquiridos na
própria vivência, como também através das experiências e ensinamentos dos
professores.
Mediante o
conhecimento transmitido por nós, queremos também formar nos nossos alunos uma
mente aberta para novas propostas como a inclusão das diferenças nas escolas,
para que assim eles possam buscar uma transformação na sociedade e valorizar
tais diferenças.
Como sabemos,
a educação está fundada nos quatro pilares que são: aprender a conhecer,
aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e é com base nesses
fundamentos que queremos desenvolver nos educandos uma personalidade autônoma,
que favoreça a contribuição para uma sociedade igualitária.
Justificativa
Nossa
comunidade escolar vem de famílias carentes com uma realidade social e cultural
diferenciada, onde o meio mostra a situação real vivida. Nossa clientela vem do
Sítio Mata, Santa Rosa, bairro Frei Damião, Triângulo e Jardim Gonzaga e
adjacências da escola. As famílias sobrevivem de diversas atividades
econômicas, como a agricultura, o comércio. A saúde, a segurança e o lazer não
atendem satisfatoriamente a comunidade.
Considerando
tal situação dos nossos clientes, e sendo a escola um instrumento como ponto de
partida para o conhecimento, nossa proposta de trabalho é preparar, capacitar e
promover o aluno para uma sociedade mais justa.
Dia-a-dia a
escola vem crescendo em importância. A sociedade cada vez mais necessita de
cidadãos educados nas letras, nos números, nas ciências e em outras áreas de
conhecimento humano. Por isso se faz necessário um Projeto Político Pedagógico
voltado para a integração do homem dentro dessa sociedade.
A afirmação de
Paulo Freire é plenamente satisfatória quando diz: “São duas tarefas principais
da escola: proporcionar o conhecimento existente; produzir o conhecimento que
ainda não existe”.
Consciente
está de que o homem se modifica, transforma a sua ação e reflexão através da
sua aprendizagem. Este é o ponto: educar para o bem, construindo uma sociedade
solidária, sem preconceito, ensinando com afetividade como se o outro fosse
nosso reflexo do futuro.
Nossos valores:
-
Respeito:
valorizamos os direitos, as necessidades e preocupação de todos, com os quais
podemos contar para o crescimento da escola;
-
Organização:
prezamos a ordem e a limpeza, procurando soluções inovadoras que frutifiquem em
resultados para os nossos clientes e resolvam nossos desafios organizacionais;
-
Participação:
trabalhamos em equipe, e cada pessoa contribui no limite de sua participação
nas atividades escolares;
-
Criatividade:
apoiamos a criatividade enfatizando e inovando a individualidade.
Visão de futuro - Seremos uma escola eficaz e responsável voltada
para a qualidade, capaz de oferecer a todos: alunos, pais, professores,
funcionários e comunidade local, a oportunidade de aprender.
Nossa missão - Temos um grande orgulho e compromisso pelo trabalho
que desenvolvemos e cujo objetivo principal é o de oferecer um ensino de
qualidade, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes,
capazes de agir na transformação da sociedade e cooperarem conosco em um
ambiente de intensa criatividade e respeito pelo próximo.
Pontos fortes:
-
Investir na capacitação dos professores;
-
Aulas dinâmicas contextualizadas com a realidade
dos alunos;
-
Planejamentos criativos e que ajudam aos
professores na busca de solução para problemas diários;
-
Decisões coletivas;
- Merenda escolar, acompanhada por
nutricionista de qualidade;
- PPP/PDE.
Pontos fracos:
-
Pouco comprometimento dos familiares;
-
Dificuldade com indisciplina dos alunos;
-
Alunos preocupados com situação financeira;
-
Desinteresse dos alunos;
-
Deficiência na aprendizagem.
Objetivos Gerais (de acordo com os PCN’s)
- Compreender a cidadania como
participação social e política, como exercício de direitos e deveres políticos,
civis e sociais, adotando no dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação e
repúdio às injustiças, respeitando o outro e também exigindo respeito para si
mesmo;
- Posicionar-se de maneira
crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando
o diálogo como forma de medir conflitos e tomar decisões coletivas;
- Conhecer características
fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio
para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o
sentimento de pertinência ao país;
- Conhecer e valorizar a
pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos
socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer
discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de
sexo, de etnia ou em outras características individuais e sociais;
- Perceber-se integrante,
dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e
as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio
ambiente;
- Desenvolver o conhecimento
ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas,
físicas, cognitivas, ética, estética, de interrelação pessoal e de inserção
social para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da
cidadania;
- Conhecer o próprio corpo e dele
cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como aspectos básicos da
qualidade de vida e agir com responsabilidade em relação à sua saúde e à
coletiva;
- Utilizar as diferentes
linguagens verbais, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal, como
meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir
das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a
diferentes intenções e situações de comunicação;
- Saber utilizar diferentes
fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir
conhecimentos;
- Questionar a realidade,
formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, o
pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica,
a seleção de procedimentos e a verificação de sua adequação.
Objetivos estratégicos
-
Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos;
-
Fortalecer a gestão da escola;
-
Garantir a participação dos pais na escola.
Referencial
Teórico
A E.E.F.
Prefeito Mozart Cardoso de Alencar será o suporte para a formação de um homem
crítico, participativo, reflexivo, autônomo, criativo, solidário e construtor
da sua realidade.
Para essa
formação, precisamos dimensionar ações coletivas com os vários segmentos
responsáveis pela educação.
Sabemos que
existem diferentes processos envolvidos na aprendizagem, bem como uma
diversidade de maneiras de aprender. As teorias educacionais ainda estão
distantes da prática cotidiana. Os diferentes enfoques teóricos estão sendo
questionados e alguns dogmas estão sendo revistos. Em um momento no qual cada
vez mais os paradigmas estabelecem uma interlocução entre si e diferentes
leituras da realidade, vemos que não existe um só ponto de vista verdadeiro; é
necessário retomar alguns dos principais eixos teóricos que norteiam as
diversas práticas pedagógicas e as contribuições de cada um para a escola.
Um currículo
integrado é uma proposta educativa aberta e ativa, centrada no aprendiz, fruto
da negociação dos elementos pessoais envolvidos, que procura organizar o ensino
em torno de temas relevantes para o estudante, flexibilizando um maior ou menor
grau às fronteiras entre disciplinas acadêmicas, assim como os horários e os
espaços escolares, e na medida do possível, conectando todas as fontes de
conhecimento com o ambiente sócio-natural-local e global da escola, sempre em
um clima de diálogo social no seio da comunidade escolar educativa, de trabalho
colaborativo entre todos os elementos pessoais da escola, tendo em vista uma
educação integral e individualizada, que leva a uma autêntica compreensão e,
com isso, a um pensamento criativo e crítico.
Trata-se, em
suma, de uma mera perspectiva, de um novo paradigma educacional, que busca a
unidade dos processos educativos, o que requer uma alta coerência
intracurricular.
No que se refere à
educação inclusiva, a escola é um dos espaços de ação de transformação, que
conjuga a idéia de políticas educacionais e políticas sociais amplas que
garantem os direitos da população. A educação inclusiva requer mudanças no
processo de gestão, na formação de professores, nas metodologias educacionais,
com ações compartilhadas e práticas colaborativas que respondam às necessidades
de todos os alunos. A inclusão é um desafio para o sistema de ensino. A
promoção da educação inclusiva, fundamentada no princípio da universalização do
acesso a educação e na atenção à diversidade, requer uma filosofia de educação
de qualidade para todos.
Na busca desse
pressuposto é essencial o desenvolvimento de uma pedagogia centrada no
educando, a ampliação da participação da família e da comunidade nos espaços
educacionais, a organização das escolas para a participação e aprendizagem de
todos os estudantes e a formação de redes de apoio à inclusão.
O movimento pela
inclusão se constitui numa postura ativa de identificação das barreiras que
alguns grupos encontram no acesso à educação e também na busca dos recursos
necessários para ultrapassá-las, consolidando um novo modelo educacional de
construção de uma escola aberta às diferenças. Através desse embasamento é que tentaremos
direcionar a nossa escola para saber lidar no dia-a-dia com as diferenças que
possam surgir e orientar toda a comunidade para aceitar e conviver com a
inclusão escolar.
Proposta
Curricular
Princípios e fins da educação
O
ensino será ministrado com base nos princípios do art. 3º da LDB, que dizem:
I.
Igualdade de condições para o acesso e
permanência na escola;
II.
Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e
divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III.
Pluralismo de idéias e de concepções
pedagógicas;
IV.
Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V.
Coexistência de instituições públicas e privadas
de ensino;
VI.
Gratuidade do ensino público em estabelecimentos
oficiais;
VII.
Valorização do profissional da educação escolar;
VIII. Gestão
democrática do ensino público, na forma desta Lei e da Legislação dos Sistemas
de Ensino;
IX.
Garantia de padrão de qualidade;
X.
Valorização da experiência extra-escolar;
XI.
Vinculação entre a educação escolar, o trabalho
e as práticas sociais.
De acordo com
a Resolução 395/2005 a instituição de ensino deve favorecer a toda comunidade
escolar oportunidade no desenvolvimento de sua ação pedagógica.
O nosso
currículo tem como parâmetro as orientações do MEC/PCNs, onde os temas
transversais se fazem presentes nas áreas convencionais, interligando as
questões da atualidade e mobilizando tais conteúdos em torno das temáticas
escolhidas, de forma que as diversas áreas não apresentem conteúdos isolados,
mas digam respeito aos diversos aspectos que compõe o exercício da cidadania.
A educação
deve mais do que preparar as crianças para determinada sociedade, deve
fornecer-lhes constantemente referências, estímulos e o estabelecimento de
correlação que lhes permitam compreender o mundo que as rodeia e comportarem-se
nele como cidadãos responsáveis e transformadores da realidade.
A
transversalidade e a interdisciplinaridade são dois mecanismos eficientes na
absorção das competências e na construção da cidadania. Ambos se fundamentam na
crítica de uma concepção de conhecimento e apontam a complexidade do real.
O convívio escolar
refere-se a toda e qualquer relação vivida dentro da escola pelas pessoas que
formam a comunidade escolar. Todos tentam passar coerência com o que se prega e
o que se faz, transmitindo sempre uma mensagem construtiva no trabalho
desenvolvido.
Currículo é
uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios
para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos
historicamente produzidos e a forma de assimilá-los, portanto, produção, transmissão
e assimilação são processos que compõe uma metodologia de construção coletiva
do conhecimento escolar.
Normas de convivência
Dos docentes
O
corpo docente é constituído por todos os seus professores habilitados na forma
de legislação em vigor. Ao professor compete:
-
Cumprir e fazer cumprir o regimento escolar,
assim como as diretrizes e normas baixadas pela Secretaria de Educação do
município, pela direção da escola e pelos normativos do sistema;
-
Elaborar, o plano anual, área de estudo ou disciplina
de sua competência e orientar as atividades dos alunos, de acordo com as
diretrizes da escola e com as determinações da Secretaria de Educação do
município;
-
Comparecer às reuniões de planejamento didático
ou às extraordinárias quando convocados pela direção;
-
Cumprir a carga horária prevista e recuperar as
horas-aula quando não houver completado o mínimo exigido por lei;
-
Registrar no diário de classe as atividades, os
conteúdos desenvolvidos, a freqüência dos alunos e os resultados da avaliação
dos trabalhos escolares, cuidando para que esses registros não contenham erros
e nem rasuras;
-
Cumprir os horários e programas de atividades
promovidos pela direção;
-
Cooperar na manutenção da disciplina e no
incentivo à boa conduta dos alunos;
-
Comparecer às reuniões de pais e mestres com o
objetivo de promover a interação entre a família e a escola;
-
Entregar, no prazo previamente estipulado pela
secretaria, o resultado do aproveitamento e freqüência dos alunos;
-
Adotar em classe os livros escolhidos pela
escola;
-
Prevenir as faltas justificáveis em tempo hábil;
-
Participar de cursos e seminários quando
convocados pela Secretaria de Educação do município.
Serão
concedidas as seguintes vantagens aos professores da escola, quando em pleno
gozo de suas atividades, além dos direitos previstos por lei:
-
Assessoramento técnico-pedagógico;
-
Participar de cursos de aperfeiçoamento;
-
Participar de atividades ou cursos de
aperfeiçoamento e/ou atualização.
Dos discentes
O corpo discente é constituído por todos os alunos regularmente
matriculados na escola. São direitos do aluno:
-
Receber, em igualdade de condições, a orientação
necessária para realizar suas atividades escolares, bem como usufruir de todos
os benefícios de caráter religioso, educativo ou social que a escola proporcione;
-
Participar
de todas as agremiações estudantis que funcionem no estabelecimento;
-
Ter garantia de matrícula quando proceder de
Escola de Ensino Fundamental da rede municipal;
-
Requerer matrícula de acordo com as
possibilidades da escola, quando por motivo justo a tiver cancelado, desde que
preencha os critérios de faixa etária, determinada pela legislação em vigor;
-
Ter assegurada a matrícula, mesmo quando
repetente, e permanecer na faixa de obrigatoriedade do ensino fundamental;
-
Ser encaminhado ao ensino supletivo, quando
repetente fora da faixa de obrigatoriedade do ensino fundamental;
-
Ter assegurado o respeito a sua opção religiosa;
-
Ser respeitado por todo o pessoal da escola e
pelos colegas;
-
Ser considerado e valorizado em sua
individualidade, sem comparação ou referência;
-
Ser orientado em suas dificuldades;
-
Ser ouvido em suas queixas e reclamações;
-
Receber seus trabalhos devidamente corrigidos e
avaliados;
-
Requerer cancelamento de matrícula ou
transferência, diretamente quando maior de idade, ou através dos pais ou
responsáveis quando for menor;
-
Requerer quantas vias de documentos se fizerem
necessárias;
-
Requerer revisão das verificações de rendimento
escolar, desde que o faça no prazo de 72 horas após a divulgação dos
resultados;
-
Requerer segunda avaliação quando por motivo
justificado faltar às verificações realizadas na época prevista;
-
Participar da elaboração do plano global da
escola.
São deveres do aluno:
-
Cumprir os dispositivos regimentais, bem como as
normas expedidas pela direção da escola;
-
Comparecer, pontualmente, às aulas, para provas
e outras atividades programadas pela escola e preparadas pelo professor, ou
justificar a sua ausência quando se fizer necessária;
-
Tratar com respeito o diretor, os professores,
os funcionários e os colegas;
-
Colaborar na preservação do patrimônio escolar,
indenizando qualquer prejuízo ou dano material por ventura causado;
-
Comunicar à escola, através da presença do pai,
responsável ou ainda de documento escrito, dos longos períodos de afastamento;
-
Devolver em perfeito estado de conservação e no
tempo devido, os livros emprestados pela escola;
-
Ter adequado comportamento social, concorrendo
sempre, onde quer que se encontre, para elevação do seu próprio conceito e o da
escola.
Dos funcionários:
-
Os funcionários receberão orientação do diretor
para exercer seus respectivos trabalhos;
-
Os funcionários que não exercem suas funções
serão encaminhados à Secretaria de Educação do município;
-
A todos será assegurado o pleno direito de
defesa, obedecendo a legislação vigente.
Objetivos gerais e específicos por
disciplina
Ciências Naturais
Os
objetivos das Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o
aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar
como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica
e tecnológica. O ensino de Ciências Naturais deverá se organizar de forma que,
ao final do ensino fundamental, os alunos tenham desenvolvido as seguintes
capacidades:
-
Compreender a natureza como um todo dinâmico e o
ser humano, em sociedade, como agente de transformação do mundo em que vive, em
relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente;
-
Compreender a ciência como um processo de
produção do conhecimento e uma atividade humana, histórica, associada a
aspectos de ordem social, econômica, política e cultural;
-
Identificar relações entre conhecimento
científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em
sua evolução histórica, e compreender a tecnologia como meio para suprir
necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios das
práticas científico-tecnológicas;
-
Compreender a saúde pessoal, social e ambiental
como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes
agentes;
-
Formular questões, diagnosticar e propor
soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais,
colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no
aprendizado escolar;
-
Saber utilizar conceitos científicos básicos,
associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema,
equilíbrio e vida;
-
Saber combinar leituras, observações,
experimentações e registros para coleta, comparação entre explicações,
organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
-
Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de
ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
Matemática
As
finalidades do ensino de Matemática, visando à construção da cidadania, indicam
como objetivos do ensino fundamental levar o aluno a:
-
Identificar os conhecimentos matemáticos como
meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter
de jogo intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o
interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da
capacidade para resolver problemas;
-
Fazer observações sistemáticas de aspectos
quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre
eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico,
algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
-
Selecionar, organizar e produzir informações
relevantes para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
-
Resolver situações-problema, sabendo avaliar
estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos como
intuição, indução, dedução, analogia, estimativa e utilizando conceitos e
procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
-
Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever,
representar e apresentar resultados com precisão, além de argumentar sobre suas
conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e
diferentes representações matemáticas;
-
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de
diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas
curriculares;
-
Sentir-se seguro da própria capacidade de
construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a
perseverança na busca de soluções;
-
Interagir com seus pares de forma cooperativa,
trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos,
identificando aspectos consensuais ou não da discussão de um assunto,
respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Língua Portuguesa
No
processo de ensino-aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino fundamental
espera-se que o aluno amplie o domínio ativo dos discursos nas diversas
situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem,
de modo a possibilitar a sua inserção efetiva no mundo da leitura/escrita,
ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
Para isso a escola deverá organizar um conjunto de atividades que possibilitem
ao aluno:
- Utilizar a linguagem na
escrita, produção de textos orais e escritos, leitura, de modo a atender a
múltiplas demandas sociais; responder a diferentes propósitos comunicativos e
expressivos e considerar as diferentes condições de produção do discurso;
- Utilizar a linguagem para
estruturar a experiência e explicar a realidade, operando sobre as representações
construídas em várias áreas do conhecimento:
- Saber como proceder para ter
acesso, compreender e fazer uso de informações contidas no texto, reconstruindo
o modo pelo qual se organizam em sistemas coerentes;
- Ser capaz de operar sobre o
conteúdo representacional dos textos, identificando aspectos relevantes,
organizando notas, elaborando roteiros, resumos, índices, esquemas, etc.;
- Aumentar e aprofundar seus
esquemas cognitivos pela ampliação do léxico e de suas respectivas redes
semânticas;
- Analisar criticamente os
diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de
avaliação dos textos;
- Contrapor sua interpretação da
realidade a diferentes opiniões;
- Inferir as possíveis intenções
do autor marcadas no texto;
- Identificar referências
intertextuais presentes no texto;
- Perceber os processos de
convencimento utilizados para atuar sobre o interlocutor/leitor;
- Identificar e repensar juízos e
valores tanto sócio-ideológicos (preconceituosos ou não) quanto
histórico-culturais (inclusive estéticos) associados à linguagem e à língua;
- Reafirmar sua identidade
pessoal e social;
- Conhecer e valorizar as
diferentes variedades do português, procurando combater o preconceito lingüístico;
- Reconhecer e valorizar a
linguagem de seu grupo social como instrumento adequado e eficiente na
comunicação cotidiana, na elaboração artística e mesmo nas interações com as
pessoas de outros grupos sociais que se expressem por meio de outras variedades;
- Usar os conhecimentos
adquiridos por meio da prática de análise lingüística para expandir sua
capacidade de monitoração das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a
capacidade de análise crítica.
Geografia
Espera-se que ao longo dos oito anos do ensino
fundamental, os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a
conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, que lhes permitam
ser capazes de:
-
Conhecer o mundo atual em sua diversidade,
favorecendo a compreensão de como as paisagens, os lugares e os territórios se
constróem;
-
Identificar e avaliar as ações dos homens em
sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo que
construam referências que possibilitem uma participação propositiva e reativa
nas questões sócio-ambientais locais;
-
Conhecer o funcionamento da natureza em suas
múltiplas relações de modo que compreenda o papel das sociedades na construção
do território, da paisagem e do lugar;
-
Compreender a especialidade e temporalidade dos
fenômenos geográficos estudados, em suas dinâmicas e interações;
-
Compreender que as melhorias nas condições de
vida, os direitos políticos, os avanços tecnológicos e as transformações
sócio-culturais são conquistas ainda não usufruídas por todos os seres humanos
e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
-
Conhecer e saber utilizar procedimentos de
pesquisas da Geografia para compreender a paisagem, o território, o lugar e
seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e
contradições;
-
Compreender a importância das diferentes
linguagens na leitura da paisagem, desde as imagens, música e literatura de
dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo que
interprete, analise e relacione informações sobre o espaço;
-
Saber utilizar a linguagem gráfica para obter
informações e representar a especialidade dos fenômenos geográficos;
-
Valorizar o patrimônio sócio-cultural e
respeitar a sócio-diversidade, reconhecendo-os como direito dos povos e
indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia.
História
Espera-se que
os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade,
especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas,
e assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas
ações. Nesse sentido, os alunos deverão ser capazes de:
-
Identificar relações sociais no seu próprio
grupo de convívio, na localidade, na região e no país e outras manifestações
estabelecidas em outros tempos e espaços;
-
Situar acontecimentos históricos e localizá-los
em uma multiplicidade de tempos;
-
Reconhecer que o conhecimento histórico é parte
de um conhecimento interdisciplinar.
-
Compreender que as histórias individuais são
partes integrantes de histórias coletivas;
-
Conhecer e respeitar o modo de vida de
diferentes grupos em diversos tempos e espaços, em suas manifestações
culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e
diferenças entre eles, continuidades e descontinuidades, conflitos e contradições
sociais;
-
Questionar sua realidade, identificando
problemas e possíveis soluções, conhecendo formas político-institucionais e
organizações da sociedade civil que possibilitem modos de atuações;
-
Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de
produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes
paisagens e registros escritos e iconográficos, sonoros e materiais;
-
Valorizar o patrimônio sócio-cultural e
respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos;
-
Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos,
dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia,
mantendo-se o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades.
Educação Física
Espera-se que
ao final do ensino fundamental os alunos sejam capazes de:
-
Participar de atividades corporais,
estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo
e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos
outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou
raciais;
-
Repudiar qualquer espécie de violência, adotando
atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade nas práticas da cultura
corporal de movimentos;
-
Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da
pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo,
percebendo-as como recurso valioso para a interação entre pessoas e entre
diferentes grupos sociais e étnicos;
-
Reconhecer-se como elemento integrante do
ambiente e de atividades corporais, relacionando-os, com efeito, sobre a
própria saúde e a melhoria da saúde coletiva;
-
Solucionar problemas de ordem corporal em
diferentes contextos, regulando e dosando esforços em um nível compatível com
as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das
competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e que devem
ocorrer de modo saudável e equilibrado;
-
Reconhecer condições de trabalho que comprometam
os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem
para os outros, reivindicando condições de vida dignas;
-
Conhecer a diversidade de padrões de saúde,
beleza e desempenho que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo
sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente
os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;
-
Conhecer, organizar e interferir no espaço de
forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades
corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um
direito do cidadão, em busca de uma melhor qualidade de vida.
Arte e Educação
Espera-se que
ao longo do ensino fundamental os alunos:
-
Utilizem a linguagem musical como meio de
comunicação e expressão de idéias e sentimentos de cooperação e integração no
seu meio sociocultural;
-
Reflitam sobre as artes visuais e a cultura
brasileira em sua diversidade que retratam o cotidiano dos alunos e de sua
comunidade;
-
Reconheçam as possibilidades de movimento
humano, compreendendo os seus limites, possibilidades físicas, emocionais e
intelectuais;
-
Valorizem a dança como atividade humana e forma
de manifestações culturais, populares e regionais;
-
Sejam capazes de coordenar os movimentos do
corpo na criação e execução de coreografias;
-
Demonstrem atitudes de respeito e solidariedade,
estabelecendo compromisso e reciprocidade com o próprio trabalho e o dos
colegas nas atividades teatrais desenvolvidas no ambiente escolar;
-
Criem trabalhos voltados para o estudo de arte
teatral em suas dimensões artísticas, histórica e social;
-
Experimentem e explorem as possibilidades de
cada linguagem artística;
-
Improvisem grupos vocais, pequenos corais,
conjuntos instrumentais e bandas rítmicas;
-
Identifiquem e argumentem criticamente as artes
visuais numa concepção histórico-política e social com ênfase na formação
integral do homem;
-
Utilizem os elementos das artes visuais e suas
relações em trabalhos artísticos com objetos (fabricados ou naturais) e
imagens, contemplando as diferentes culturas e épocas;
-
Manifestem opiniões e idéias sobre espetáculos e
textos dramáticos, enfocando a pesquisa e os conhecimentos adquiridos numa
perspectiva crítico-reflexiva;
-
Relacionem estilos e movimentos distintos da
história do teatro em trabalhos apresentados tanto no ambiente escolar como nos
espetáculos e programas veiculados pela mídia;
-
Demonstrem iniciativa de consciência quanto à
importância da organização e preservação de documentos, acervos e arquivos de
produção artístico-cultural;
-
Reconheçam estilos musicais das diferentes
épocas ou de um mesmo período, bem como de distintas culturas;
-
Realizem processos criativos que sejam
significativos para o seu desenvolvimento físico- psico- social para a
convivência em sociedade;
-
Manifestem interesse pelos conhecimentos
artísticos no tempo e espaço, estabelecendo relações entre a história da dança
e elementos criativos advindos da interpretação e da crítica pessoal e
coletiva.
Religião
O
Ensino Religioso, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presente na
sociedade brasileira, facilita a compreensão das formas que exprimem o
Transcendente na superação da finitude humana e determina subjacentemente, o
processo histórico da humanidade. Por isso necessita:
-
Proporcionar o conhecimento dos elementos
básicos que compõe o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas
percebidas no contexto do educando;
-
Subsidiar o educando na formulação do
questionamento existencial, em profundidade, para que ele possa dar sua
resposta devidamente informada;
-
Analisar o papel das tradições religiosas na
estruturação e manutenção das inúmeras culturas e manifestações
sócio-culturais.
-
Facilitar a compreensão do significado das
afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
-
Refletir o sentido da atitude moral como
conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta
pessoal e comunitária do ser humano;
-
Possibilitar
esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas
religiosas que tem na liberdade o seu valor inalienável.
-
Adquirir uma visão do Ensino Religioso como um
mecanismo de busca espiritual e de melhoria das relações humanas;
-
Conhecer e respeitar a pluralidade cultural,
incluindo o credo como exercício da moral, da ética e da cidadania;
-
Respeitar o direito do outro de ter o credo que
escolher ou de não tê-lo;
-
Compreender a dimensão histórica das religiões
no fator do desenvolvimento sócio-cultural, econômico e político de todos os
povos;
-
Ampliar as informações sobre as religiões;
-
Ver na busca da espiritualidade uma carência
material não satisfeita;
-
Desenvolver o sentimento religioso com direito
de escolha;
-
Questionar o uso indevido da religião como massa
de manobra, controle social, alienação cultural e escravização do homem;
-
Buscar religião libertadora, onde a ética, a
justiça, os direitos, os deveres e o exercício da cidadania estejam presentes;
-
Conhecer as diversas instituições religiosas e
suas formas de sobrevivência;
-
Acreditar na sua capacidade de escolher o bem
para si mesmo e para o próximo.
Estudos Regionais
Objetivos
gerais e específicos:
-
Conhecer e entender a história da nossa região;
-
Utilizar conhecimentos básicos da nossa região
para interpretar e compreender a nossa realidade enquanto região;
-
Identificar o nosso espaço, buscando melhorias e
estabelecendo desafios de nível local e global;
-
Pesquisas dirigidas X produção de resumos;
-
Interpretar diversas fontes e testemunhas de
épocas passadas e presente;
-
Desenvolver a capacidade de construção da
própria identidade e consolidar sua formação de cidadão;
-
Desenvolver a compreensão da organização social
humana tendo como pilar a cultura, a necessidade de viver em grupo, o ontem e o
hoje;
-
Refletir sobre a atuação do homem nas relações
sociais, convívio e participação no coletivo;
-
Perceber a cidadania como conquista social e
coletiva no exercício consciente dos direitos e deveres políticos, civis e
sociais.
- Compreender e
valorizar elementos das culturas africanas e de afrodescendência.
- Ampliar o conceito de cidadania e discutir
questões como respeito à diversidade, religiosidade e sincretismo, preconceito,
direitos, inclusão.
Inglês
Objetivos
gerais e específicos:
- Compreender a
importância da comunicação em outra língua que não seja a materna;
- Identificar no universo que o cerca as
línguas estrangeiras (aqui entenda-se o Inglês) que cooperam nos sistemas de
comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngüe;
- Vivenciar uma experiência de comunicação
humana, refletindo no seu dia-a-dia, nos costumes e maneira de agir e
interagir;
- Reconhecer que o acesso desta língua ou
mais línguas lhe possibilita acesso a bens culturais da humanidade;
- Construir conhecimento sistêmico sobre a
organização textual e sobre como e quando utilizar a linguagem, nas situações
de comunicação, tendo como base os conhecimentos da língua materna;
- Construir consciência e consciência
crítica dos usos que se fazem da língua estrangeira que se está aprendendo;
- Utilizar outras habilidades comunicativas
de modo a poder atuar em situações diversas;
- Ler e valorizar
a leitura como fonte de informação e prazer, utilizando-a como meio de acesso
ao mundo do trabalho e dos estudos avançados.
QUADRO DE METAS-ESTRATÉGIAS
Metas
|
Estratégias
|
- Elevar
em 100% o desempenho acadêmico dos alunos.
|
-
Elaborar um projeto de leitura;
-
Realizar gincana para melhorar o rendimento
dos alunos nas disciplinas;
-
Realizar oficinas de poesias;
-
Realizar concurso de redação.
|
-
Fortalecer em 80% a gestão da escola.
|
-
Elaborar um cronograma bimestral com os
eventos da escola;
-
Planejar e avaliar mensalmente o processo
educacional;
-
Incentivar o corpo docente a participar de
curso de capacitação oferecido pela Secretaria de Educação ou outros órgãos.
|
-
Garantir em 90% a participação dos pais na escola.
|
-
Promover reuniões para sensibilizar os pais da
importância de sua participação na vida escolar dos filhos;
-
Elaborar um cronograma das reuniões de pais;
-
Controlar e acompanhar tanto a freqüência
quanto o rendimento escolar, deixando os pais sempre informados dos mesmos.
|
Sistema de avaliação da aprendizagem
Ao
assumirmos que o ano de avaliar se faz presente em todos os momentos da vida
humana, estamos admitindo que ele também está presente em todos os momentos
vividos em sala de aula.
Para
os nossos alunos a avaliação será um instrumento de tomada de consciência de
suas conquistas, dificuldades e possibilidades.
A avaliação será feita num processo diagnóstico, contínuo
e bimestral. Durante o processo ensino-aprendizagem utilizamos os seguintes
instrumentos e situações para avaliação:
-
Diagnóstica
- realizada no início do ano para conhecer o aluno e assegurar que o mesmo
tem condições de cursar a série na qual se matriculou.
-
Formativa
- realizada diariamente pelo professor, ao rever cadernos, atividades de
casa, fazer ou receber perguntas, enfim, observar a participação do aluno de um
modo geral:
·
Realizada ocasionalmente, por meio de trabalhos
e pesquisas;
·
Realizada periodicamente, utilizando testes ao
final de cada período bimestral.
-
Somativa
- ao final de cada bimestre todas as notas atribuídas em todas as situações
e formas de avaliação serão somadas e a partir daí verifica-se os avanços ou
recuos dos alunos.
A avaliação do
rendimento escolar será um processo contínuo do acompanhamento do
desenvolvimento do aluno, abrangendo os aspectos cognitivos e psicomotor, de
modo a possibilitar a verificação de mudanças quantitativas de comportamento no
que se referem ao conhecimento, habilidades e atividades. Para garantir esses
objetivos deverão ser utilizadas, além da avaliação individual, a avaliação em
grupo e a auto-avaliação.
A promoção
será resultado do processo de avaliação onde deverão prevalecer os aspectos
qualitativos sobre os quantitativos, sendo observado o binômio
assiduidade-aproveitamento.
Considera-se
promovido à série seguinte, o aluno com:
a) Freqüência
igual ou superior a 75% em cada área de estudo, atividade ou disciplina e média
final igual ou superior a 05(cinco).
b) Freqüência
igual ou superior a 75% em cada área de estudo ou disciplina e média de
recuperação final igual ou superior a 05(cinco), após estudo de recuperação
proporcionados obrigatoriamente pela escola.
Os estudos de
recuperação serão realizados em consonância com a Resolução do Conselho de
Educação do Ceará nº. 384/2004.
A recuperação
tem por objetivo suprir as deficiências detectadas no aproveitamento do aluno.
Será proporcionada mediante ministração de aulas e distribuição de tarefas,
exercícios e trabalhos, concomitantemente sob a coordenação e supervisão do
professor habilitado e vinculado à escola. O resultado da recuperação será
lançado na ficha individual.
A escola deverá
adotar duas modalidades de recuperação: paralela (decorrente do período letivo)
e final (oferecido no final do ano).
O aluno terá
direito à recuperação em todas as disciplinas e em todas as séries. O aluno
recuperará seu aproveitamento escolar insuficiente no decorrer de quinze dias,
não podendo ser considerado reprovado antes desse prazo.
Organização do Ensino
A
implantação de uma política de ampliação do ensino fundamental de oito para
nove anos exige tratamento político, administrativo e pedagógico, uma vez que o
objetivo de um maior número de anos no ensino obrigatório é assegurar a todas
as crianças um tempo mais longo de convívio escolar com maiores oportunidades
de aprendizagem.
Ampliar
o ensino fundamental significa também uma possibilidade de qualificação do
ensino e da aprendizagem da alfabetização e do letramento, pois a criança terá
mais tempo para se apropriar desses conteúdos.
Compreendemos
a ampliação do ensino fundamental também como uma oportunidade de rever
concepções e práticas de avaliação do ensino-aprendizagem, partindo do
princípio de que precisamos, na educação brasileira, de uma avaliação
inclusiva. Para isso, tornam-se urgentes a revisão e a mudança de determinadas
concepções de avaliação que se traduzem e se perpetuam em práticas
discriminatórias e redutoras das possibilidades de aprender.
Calendário
Escolar
O calendário
escolar será organizado anualmente pela Secretaria de Educação do município.
Deverá enumerar todas as atividades escolares, momentos de estudo,
planejamento, avaliação e recuperação da seguinte forma:
-
Momento de estudo: uma vez a cada mês nos
momentos de planejamento.
-
Planejamento: acontece uma vez por mês.
-
Avaliação: acontece no final de cada bimestre.
A escola
promove eventos alusivos às datas comemorativas de cada mês, usando sábados
letivos, com a participação dos alunos e comunidade, desenvolvendo projetos em
diversas áreas do ensino.
A escola busca
avaliar a sua prática pedagógica de forma contínua e sistemática, a fim de
atender com eficiência seus educandos, sempre buscando valorizá-los e levá-los
a encontrar seus esforços como cidadãos e profissionais de qualidade dentro da
sociedade, além de estabelecer e desenvolver novas estratégias que reforcem a
qualidade do que se deseja oferecer.
CALENDÁRIO ESCOLAR - 2011
JANEIRO
1 - Confraternização Universal –
Feriado
28 – Encerramento do Ano Letivo
de 2010.
Período de matrículas de 03 à 28
de janeiro.
FEVEREIRO
1 a 14 – Recuperação Final
2 – Nossa Senhora das Candeias –
Feriado
14 a 23 – Recesso dos Professores
23 a 25 – Encontro Pedagógico
(Escola)
25 – Encontro do PAIC – 1º e 2º
anos
28 – Reunião administrativa
(Escola)
MARÇO
1 – Início do Ano Letivo
7 e 8 – Carnaval – Feriado
9 – Cinzas – Feriado
11 – Encontro do PAIC – 1º e 2º
anos
12 – Sábado Letivo ( Reunião com
os Organismos Colegiados: Grêmio, APC, Conselho Escolar – 2ª Feira)
24 – Aniversário do Padre Cicero
– Feriado
26 – Sábado Letivo (Culminância
do Projeto Padre Cicero – 3ª Feira)
Dias Letivos: 21
ABRIL
2 – Planejamento
8 – Encontro do PAIC – 1º e 2º
anos
16 – Sábado Letivo (Reunião de
Pais – 1º ao 9º anos (4ª Feira)
21 – Tiradentes (Feriado)
22 – Paixão de Cristo (Feriado)
30 – Sábado Letivo ( Culminância
da Páscoa: Professores, Funcionários, Grêmio, APC e conselho Escolar – 5ª
Ferira)
Dias Letivos: 21
MAIO
7 – Planejamento
13 – Encontro do PAIC – 1º e 2º
anos
14 – Sábado Letivo ( Comemoração
do Dia das Mães – 5ª Feira)
28 – Sábado Letivo ( Coroação de
N. Srª: Professores, Funcionários, Grêmio, APC, Conselho Escolar e Comunidade –
6ª Feira)
Dias Letivos - 24
JUNHO
4 – Planejamento
10 – Encontro do PAIC – 1º e 2º anos
11 – Sábado Letivo (Reunião do Conselho Escolar e Congregação
de Professores – 2ª Feira)
18 – Sábado Letivo ( Reunião de Pais – 1º e 9º anos – 3ª
Feira)
23 – São João (Feriado)
28 – São Pedro (Feriado Turno Noturno)
30 – Encerramento do Semestre
Dias Letivos: 23
Dias Letivos do 1º Semestre - 89
JULHO
22 – Dia do Município
Férias
AGOSTO
1 – Reinício das aulas
6 – Planejamento
12 – Encontro do PAIC – 1º e 2º
anos
13 - Sábado Letivo ( Reunião de
Pais – 1º e 9º anos – 3ª Feira)
27 – Sábado Letivo ( Comemoração
4ª Feira)
Dias Letivos – 25
SETEMBRO
3 – Planejamento
7 – Independência - Feriado
9 – Encontro do PAIC – 1º e 2º
anos
10 – Sábado Letivo (Reunião com
os Organismo Colegiados – 5ª Feira)
15 – N. Srª das Dores (Feriado)
24 – Sábado Letivo (Reunião com a
Congregação de Professores – 6ª Feira)
Dias Letivos: 22
OUTUBRO
1 – Planejamento
8 – Sábado Letivo ( Comemoração
Dia da Criança – 2ª Feira)
12 – N. Srª Aparecida (Feriado)
14 – Encontro do PAIC – 1º e 2º
anos
22 – Sábado Letivo ( Reunião com
professores e Funcionários – 3ª Feira)
28 – Funcionário Público -
Feriado
Dias Letivos - 21
NOVEMBRO
1 – Dia do Romeiro (Feriado)
2 – Dia de finados (Feriado)
5 –Planejamento
11 – Encontro do PAIC – 1º e 2º
anos
15 – Proclamação da República
(Feriado)
19 – Sábado Letivo ( Reunião de
Pais e Mestre – 4ª Feira)
26 – Sábado Letivo ( Reunião do
Conselho Escolar e Congregação de Professores – 5ª Feira)
Dias Letivos – 21
DEZEMBRO
3 – Planejamento
9 – Encontro do PAIC – 1º e 2º
anos
10 – Sábado Letivo ( Reunião com
Professores e Conselho Escolar – 6ª Feira)
23 – Recesso Natalino
30 – Encerramento do Ano Letivo
Dias Letivos: 22
Dias Letivos 2º Semestre: 111
Total de Dias Letivos: 89 + 111=
200
Avaliação do PPP
O
Projeto Político Pedagógico norteia a organização dos trabalhos da escola como
um todo. Projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro.
Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se,
atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função
da promessa que cada projeto propõe no presente para melhorar o futuro.
A
avaliação do Projeto Político Pedagógico, numa visão crítica, parte da
necessidade de conhecer a realidade escolar, buscar explicar e compreender
criticamente as causas da existência de problemas, bem como suas relações, e se
esforçar para propor ações alternativas.
O
processo de avaliação envolve três momentos: a descrição, a problematização e a
realidade escolar.
É
preciso entender o Projeto Político Pedagógico da escola como uma reflexão do
seu cotidiano. Para tanto, ele precisa de um tempo razoável de reflexão e ação
para pôr em prática sua proposta e obter resultados positivos.
Avaliar
é um mecanismo de grande importância para melhorarmos a qualidade do processo
ensino-aprendizagem, sendo assim, anualmente será realizada uma avaliação das
ações propostas, a fim de sabermos se os nossos objetivos estão sendo parcial
ou totalmente realizados.
A
avaliação se dará basicamente através de:
-
Reuniões com pais e professores, onde colheremos
sugestões visando melhorar o processo ensino-aprendizagem;
-
Aplicação de questionários a toda comunidade
escolar.
Após reunir
todos esses dados analisaremos e encontraremos subsídios que nos leve aos reais
objetivos educacionais de qualidade que todos desejam alcançar.
Reflexão no aspecto político-pedagógico
A
educação no aspecto político-pedagógico visa no seu sistema de ensino buscar e
adequar as grandes transições de modelos decorrentes das mudanças econômicas,
tecnológicas, sociais, políticas e culturais que vem marcando não só o Brasil
como o mundo. Acreditamos que o ensino atual vem ao longo de sua trajetória
defendendo uma proposta pedagógica voltada para a participação, a formação de
um homem consciente e atuante, capaz de inserir-se como sujeito na conjuntura
política da sociedade.
Atualmente
nessa perspectiva o serviço pedagógico das escolas demonstra um acompanhamento
no sentido de subsidiar, orientar e avaliar o desenvolvimento da proposta
oferecida. É importante ressaltar que a educação é um grande canal para a
construção de um projeto político pedagógico democrático, onde todos tenham
como base um ponto de partida comum.
Avaliamos
a escola pública, ampliando e enriquecendo cada vez mais, dando assim, grandes
possibilidades de atingir os seus objetivos.
Sem
dúvida, o projeto político pedagógico de uma escola deve relacionar ações e
causas dos problemas existentes na mesma, analisando e avaliando as condições
de funcionamento para assim se dar uma educação equilibrada e que atenda ao
aluno em toda a sua multiplicidade.
É
por isso que o planejamento pedagógico deve ser uma realização coletiva de um
trabalho verdadeiramente educativo e que identifica-se com a realidade de cada
escola.
Atividades Pedagógicas complementares
A
escola busca avaliar a sua prática pedagógica de forma contínua e sistemática,
a fim de atender com eficiência seus educandos, estabelecendo e desenvolvendo
novas estratégias que reforcem a qualidade do que se deseja oferecer, sempre
buscando valorizá-los e levá-los a encontrar seu espaço como cidadão, como um
profissional de qualidade dentro da sociedade.
A
escola promove eventos alusivos às datas comemorativas de cada mês, usando
sábados letivos, com a participação dos alunos e comunidade, realizando
projetos em diversas áreas do ensino.
Projetos com a comunidade
Trabalhamos
com projetos, interagindo com toda a comunidade. Valorizamos a natureza,
cultivamos atitudes de produção e conservação de árvores existentes no bairro,
desenvolvendo dentro da escola a responsabilidade social sobre o meio ambiente.
A
E.E.F. Prefeito Mozart Cardoso de Alencar também pretende em conjunto com a
comunidade escolar impulsionar a comunicação entre os alunos através da
Radiofonia, com o Projeto Rádio Escola.
O
rádio na escola pode ser usado para alcançar atitudes que possibilitem uma
escola reflexiva e crítica, com capacidades e habilidades de expressão oral e
escrita.
Nossa
escola, através do Projeto de Leitura, quer formar leitores competentes,
criando bases para que as pessoas continuem a aprender durante a vida toda,
exercitando a capacidade de buscar e selecionar informações.
Inclusão de alunos com deficiência
No Brasil as
discussões sobre a inclusão de alunos com deficiências em escolas normais são
polêmicas e divergentes. O processo de inclusão de alunos com deficiências em
escolas normais ainda é relativamente novo, existindo, assim, uma lentidão nas
políticas publicas. É preciso que haja uma adequação do currículo das escolas
para receber os alunos com deficiências, uma preparação da escola como um todo,
professores, alunos e comunidade, para que essa inclusão não acabe sendo
excludente. É preciso uma junção de mudanças que primeiramente deve vir de cada
indivíduo, rompendo antes de qualquer lei as barreiras do preconceito.
Conforme
declara a lei 9394/96, "inclusão é uma proposta que condiz com a igualdade
de direitos e oportunidades educacionais para todos em ambientes favoráveis já
garantidos por ela".
O Plano Nacional
de Educação reitera que a diretriz atual é a da plena integração das
pessoas com necessidades especiais em todas as áreas da sociedade. Trata-se,
portanto, de duas questões: o direito à educação comum a todas as pessoas e o
direito de receber essa educação sempre que possível junto com as demais
pessoas nas escolas regulares.
Recreio Dirigido
Apresentação
O educando é marcado pelo meio social em
que vive, é sujeito que age, interage e é capaz de modificar. É construtor de
um processo dinâmico, a partir das relações que estabelece com a realidade com
a qual convive; e é pensando na modificação do ser humano que a nossa escola
procura resolver os problemas de indisciplina no recreio, através de um projeto
para que os alunos indisciplinados possam se sentir parte integrante do
processo ensino-aprendizagem, pois sabemos que os processos de aquisição do
conhecimento interpessoal se dão também através de atividades mentais, físicas
e construtivas a partir da capacidade de cada um.
Com base numa boa relação de convivência
procuraremos desenvolver esse projeto conforme as necessidades e dificuldades
encontradas.
Justificativa
Com a finalidade de promover a integração
dos discentes da nossa escola, proporcionaremos aos educandos a formação
necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, com elementos de
preparação na hora do recreio, que será consciente e dinâmico, buscando a
formação integral (moral, social e religiosa) e o ensino da igualdade entre os
homens, desenvolvendo sentimentos de justiça e liberdade e condenando o
tratamento desigual.
Objetivo Geral
Envolver os alunos em atividades no
recreio, buscando uma melhor qualidade de vida.
Objetivos Específicos:
-
Refletir sobre as artes e a cultura brasileira
em sua diversidade, que retrata o cotidiano dos alunos e de sua comunidade
escolar;
-
Reconhecer as possibilidades de movimento
humano, compreendendo seus limites (possibilidades físicas, emocionais e
intelectuais);
-
Valorizar os jogos e danças como atividades
humanas e formas de manifestações culturais;
-
Mostrar atitudes de respeito e solidariedade,
estabelecendo a reciprocidade com os próprios colegas nas atividades
desenvolvidas no recreio;
-
Criar trabalhos voltados para arte corporal;
-
Realizar processos criativos que sejam
significativos para convivência e o seu desenvolvimento físico e psico-social.
E. E. PROF. MOZART CARDOSO DE ALENCAR
PROJETO – BIBLIOTECA: “Ler é tudo de bom”
Rita de Cássia Gonçalves Oliveira e
Luiza Júlia Teles Coutinho
JUAZEIRO DO NORTE/CEARÁ - 2011
PROJETO
– BIBLIOTECA “Ler é tudo
de bom”
IDENTIFICAÇÃO
24
Órgão Mantenedor: Secretaria de Educação do Município - Juazeiro do Norte
Bibliotecária: Rita
de Cássia Gonçalves Oliveira e Luíza Júlia Teles Coutinho
Orientadora Pedagógica: Marlene Torres Pereira
Diretora Administrativa: Mariza Danielli Pereira Sobreira
Diretora Pedagógica: Denise Aires Gondim de Menezes
Diretora de Gestão: Maria Goretti Rolim Vitório.
TEMA: Ler é tudo de bom
JUSTIFICATIVA
Segundo a
pesquisa do filósofo e sociólogo chileno Juan
Casasuss para a UNESCO, realizada em
14 países, sobre os fatores que favorecem o bom desempenho dos estudantes,
entre eles destacou-se “prédios
adequados”. E é justamente neste sentido que apresentamos este projeto.
Se as crianças
encontrarem em cada escola um ambiente organizado, aconchegante, onde possam
estimulá-las a encontrar conhecimento, como resultado, seremos um grande país
do futuro baseado na educação apoiada pela biblioteca.
Devemos começar pelo nosso município, pela nossa escola.
As crianças
que desde, os primeiros anos de vida, se habituam a manusear livros infantis
coloridos e ouvem histórias inventadas pelos pais e avós, que, mais tarde, lêem
aventuras cujas protagonistas são crianças da sua mesma idade, e que, com o
tempo, conhecem autores estimulantes como Michael End, Monteiro Lobato, C.S.
Lewis, Hans Cristian Andersen, Mark Twain, Julio Verne e tantos outros; essas
pessoas sentem um imenso prazer na leitura, porque experimentam esse prazer de
modo adequado às etapas de sua vida, e em doses certas, até o ponto de se
tornarem conscientes de que juntamente com o prazer que oferece a leitura,
transmite raciocínio, faz germinar idéias, ensina silenciosamente a escrever e
a falar com clareza, estimula a imaginação, amadurece e sensibiliza... ( p.
Gabriel Perissé, em Ler, Pensar e Escrever).
A constatação
de que em número significativo de alunos não compreende o que lê e têm
dificuldades em interpretar e apropriar-se das informações trazidas pela
leitura faz necessário um empenho maior da escola em corrigir essa deficiência.
A preocupação está relacionada diretamente a aprendizagem já que o cidadão
depende dessa competência para se apropriar do conhecimento nas diversas áreas
da aprendizagem.
A leitura da
Literatura de ficção e não ficção, de jornais, revistas e de diferentes gêneros
é a maneira da escola cumprir o seu papel de oferecer condições para que o
aluno aumente o seu conhecimento, desenvolva o raciocínio, o senso crítico,
compreensão real, a curiosidade intelectual – fatores essenciais na formação de
uma sociedade politizada.
Formar
leitores competentes é criar bases para que as pessoas continuem a aprender
durante a vida toda, é capacitá-las para o exercício da cidadania. .
A prática da
leitura dos mais diferentes gêneros que circulam em nossa sociedade é a
condição imprescindível para que o aluno se torne um leitor crítico, isto é,
capaz de questionar e agir de acordo com o conhecimento adquirido.
A atividade
fundamental desenvolvida pela escola para a formação dos alunos é a leitura. É
muito mais importante saber ler do que saber escrever. O melhor que a escola
pode oferecer aos alunos deve ser voltado para a leitura. Se o aluno não se
sair bem nas outras atividades, mas for um bom leitor, penso que a escola
cumpriu grande parte de sua tarefa.
A biblioteca
tem, portanto, um importante papel na melhoria da qualidade de
ensino-aprendizagem.
OBJETIVO GERAL
O principal objetivo deste projeto é proporcionar um espaço exclusivo
na escola onde os alunos possam sentir o prazer da leitura, assim, todas as
outras atividades fluirão melhor como resultado da leitura. É na leitura que
justamente se desenvolve esse comportamento leitor: fazer com que os estudantes
se tornem leitores autônomos e busquem novos livros pelo prazer de viajar nas
suas páginas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Proporcionar um ambiente atrativo além
da sala de aula, onde o aluno encontrará base para seus estudos e leitura na
biblioteca;
·
Motivar a leitura exercitando as habilidades
de interpretação;
·
Dramatizar livremente diálogos entre
personagens de textos narrativos;
·
Exercitar a capacidade de buscar e
selecionar informações;
·
Estimular a reflexão sobre a arte como
forma de expressão e comunicação em diferentes níveis;
·
Trazer para escola o aspecto lúdico da
literatura – ler por prazer;
·
Contribuir para a formação de leitores
competentes e 24autônomos;
·
Encorajar a criatividade pelo diálogo
leitor e texto;
·
Criar um ambiente real de letramento
através da interação entre leitores e leitura;
·
Favorecer a apropriação da leitura de
textos literários como algo prazeroso;
·
Vivenciar as datas comemorativas.
METAS DE ORGANIZAÇÃO
·
Usar o espaço específico para estimular
a leitura;
·
Fazer a conservação do acervo;
·
Incentivar a pesquisa bibliográfica;
·
Concurso: poesia, paródia, cordel,
adivinhações, histórias em quadrinhos, o melhor leitor;
·
Gincanas culturais;
·
Criação de histórias;
·
Exposição de acervos;
·
Painéis informativos;
·
Campanha “Doe um livro”;
·
Conhecendo os clássicos- hora de contar
histórias – Biblioteca vai à sala;
·
Oficinas de pintura e colagem;
·
Jornal da escola;
·
Cartazes e mural- informativo.
METODOLOGIA
·
Criação de um ambiente físico e visual
agradável;
·
Empréstimo de livro com data de
devolução;
·
Promover competição - Quem ler mais;
·
Exibição de livros;
·
Concurso para a escolha do nome da
biblioteca.
RECURSOS
HUMANOS
·
Núcleo gestor;
·
Coordenadora da biblioteca;
·
Alunos;
·
Professores.
RECURSOS MATERIAIS
·
Livros didáticos e para-didáticos;
·
Enciclopédia;
·
Dicionários;
·
Globos terrestres;
·
Jornais;
·
Revistas;
·
Fitas de vídeos;
·
CDs e DVDs de músicas infantis;
·
Aparelho de som;
·
Jogos.
CONCLUSÃO
Quando
pensamos nos custos de um projeto, às vezes ficamos desanimados, mas quando
pensamos nos resultados que estes gastos poderão proporcionar, podemos ficar
estimulados, contentes e alegres. Este é realmente um custo-benefício, sendo
maior o benefício.
Segundo
Gabriel Perissé: “Ler é alimentar-se espiritualmente, é adquirir aquela
inquietação interior – bem como uma série de convicções – a indescritível
riqueza intima de quem está atento à vida, de quem carrega consigo a vontade de
conhecer e amar infinitamente”.
A comunidade
da escola Mozart Cardoso de Alencar 24encontrará na biblioteca o espaço onde
poderá exercitar a leitura para estudar, para se informar e para o lazer.
“Melhor é ler do que estudar”. (p. Ziraldo)
BIBLIOGRAFIA
VARGAS, Susana. Leitura: Uma
aprendizagem de prazer. 424a edição. Rio de Janeiro: José
Olimpio, 2000;
PERISSÉ, Gabriel. Ler, Pensar e
Escrever, 2a edição. São Paulo: Arte e Ciência, 1998; REVISTA
ESCOLA, agosto – 2006 no 194, pág. 30.
REVISTA NOVA ESCOLA, DEZEMBRO –
2008 pág. 28.
PROJETO
RÁDIO NA ESCOLA
SINTONIZADA COM A EDUCAÇÃO
E.E.F. Prefeito Mozart Cardoso de
Alencar
JUAZEIRO DO NORTE – CE
2011
JUSTIFICATIVA
A E.E.F. Prefeito Mozart Cardoso de Alencar pretende, em conjunto
com a comunidade escolar, impulsionar a comunicação dinâmica entre os alunos
através da Radiofonia.
O
rádio é um importante meio de comunicação, utilizado pela grande maioria das
pessoas. Emitindo música, palavras, efeitos sonoros e textos falados, por meio
de sonoras, o rádio consegue penetrar em todos os lugares e momentos, pois
permite que o ouvinte realize outras atividades simultaneamente.
A
linguagem do rádio assume características específicas em função de seu caráter
efêmero, da tendência ao desvio de atenção do ouvinte, e da possibilidade de
que se mude de canal a qualquer momento. O discurso radiofônico utiliza frases
curtas e diretas e a linguagem cotidiana para garantir a transmissão das
mensagens. As características da voz, como entonação, tom, sotaque, firmeza,
ênfase, rapidez, humor, ironia, exclamação, formalidade, reforçam o conteúdo da
mensagem e contribuem para que a comunicação se dê de forma rápida e eficiente.
Procura-se captar a atenção do ouvinte tratando de temas relacionados à vida
cotidiana, fazendo chamadas que despertem o interesse e retomando várias vezes
o que já foi dito.
O
rádio na escola pode ser usado para desenvolver uma atitude que possibilite uma
escuta reflexiva e crítica: identificar, selecionar, relacionar, imaginar a
partir da audição. E também para desenvolver capacidades e habilidades de
expressão oral e escrita, por meio de propostas de elaboração, produção e
realização de projetos para rádio na escola (simulação de programas musicais,
entrevistas, noticiários e outros), que exigem características específicas da
linguagem radiofônica.
É
possível também aproveitar a variedade temática das transmissões radiofônicas
para abordar a vida cotidiana, como preconceito e estereótipos, saúde física e
mental, esportes e outros assuntos que podem contribuir para a formação dos
alunos.
Material necessário para o funcionamento da rádio na escola:
1. Aparelho
de CD
2. Caixa
de Som com Microfone
3. Pequeno
espaço físico
4. Revistas,
jornais e outros materiais de informação.
5.
Amplificador
Nome da Rádio:
Slogan: Sua Rádio sintonizada com
a Educação
Como surgiu a idéia: Com a
necessidade de obter informação e repassa-las para a comunidade escolar.
Caberá ao
Grêmio Estudantil fazer as transmissões com; Adivinhações, textos informativos,
redações que se destacaram, curiosidades, datas comemorativas, aniversariantes,
manchetes de jornais, anúncio de emprego etc.
A interdisciplinaridade acontecerá por
meio das seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa: Redação e
Poesia
Inglês: Curiosidades e Traduções.
Ciências: Curiosidades,
entrevistas
Est. Regionais: Informações sobre
Juazeiro do Norte
Geografia: Informes sobre o Meio
Ambiente
História: O Brasil ontem e hoje,
Conhecimento a respeito de outros países
Educação Artística: Grupos
Folclóricos
Religião: Orações, Mensagens de
auto-ajuda
Educação Física: Notícias sobre
Esportes e Saúde.
Objetivo Geral:
Criar um sistema de informação
radiofônica tendo como foco principal
Aproveitar o momento de recreação
para envolver os alunos em assuntos ligados a Educação e do dia a dia.
Objetivos Estratégicos:
- Informar notícias atuais;
- Divulgar Projetos da Escola;
- Ampliar conhecimentos;
- Envolver os alunos em todo o
processo;
- Incentivar o gosto pela
pesquisa;
- Lembrar e vivenciar as datas
comemorativas;
- Desenvolver a criticidade
através da prática:
- Criar o respeito aos valores
morais e éticos;
- Inserir no aluno o
desenvolvimento da cidadania;
- Homenagear os alunos que se
destacaram.
Alguns motivos para o funcionamento da Rádio Escola:
1. O
rádio desenvolve a expressão;
2. Ajuda
as crianças e jovens a perderem a inibição e falar em público;
3. Exercita
o raciocínio;
4. Leva
o aluno a descobrir e mostrar aos outros os seus talentos;
5. Eleva
a auto-estima;
6. Permite
conhecer e utilizar novas tecnologias;
7. Estimula
a imaginação e criatividade;
8. Dá
um sentido concreto ao conhecimento escolar;
9. Promove
a cidadania;
10. Favorece
a Interdisciplinaridade.
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