PPP Projeto Político Pedagógico


Apresentação


            A Escola de Ensino Fundamental Prefeito Mozart Cardoso de Alencar foi fundada em 19 de maio de 1986 pela lei Municipal 1198, está localizada à Rua Arnóbio Barcelar Caneca, nº. 785, no bairro Lagoa Seca, na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará, CEP: 63040-270, nº. 23195928 no censo escolar, CNPJ: 01925.465/0001-16.
            A escola atende a uma clientela de 266 alunos matriculados e distribuídos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino e, no seu anexo (CAIC), a 548 alunos, do 5º e 6º ano, EJA I, II, nos turnos vespertino e noturno. Para isso, o Mozart dispõe de uma estrutura física contendo 08 salas de aula, 01 secretaria, 01 sala de computação, 01 cantina, 02 almoxarifados, 03 banheiros, 01 pátio interno, 01 bica, 01 sala de professores, 01 biblioteca, 01 quadra poliesportiva coberta.
            O núcleo gestor é composto por um Diretor Administrativo (Mariza Danielli Pereira Sobreira), uma Coordenadora Pedagógica (Marcia Maria Brito Sampaio), uma Coordenadora de Gestão (Maria Goretti Rolim Vitório) e uma Secretária (Luciene Monteiro Bezerra). No apoio pedagógico temos uma Orientadora Educacional (Marlene Torres Pereira) e um Psicopedagogo (Cicero Batista de Brito Rodrigues). As atribuições gerais dessa equipe são as seguintes:
- Direção – Responsável pelo gerenciamento e organização da escola;
- Coordenação Pedagógica – Responsável pela assessoria e suporte no planejamento das aulas, buscando promover a melhoria da qualidade de ensino.
- Coordenação de Gestão – Coordenar eventos escolares, organismos colegiados, a gestão participativa dos recursos financeiros.
- Secretaria – Departamento responsável pelo arquivo e emissão de toda a documentação escolar.
-        Orientação Educacional – Responsável pelo acompanhamento dos alunos nos aspectos sociais, afetivos e comportamentais, cooperando para a formação integral do aluno. Juntamente com o Coordenador Pedagógico, faz o elo entre Escola e Família.
-        O    Psicopedagogo – Trabalhar com grupos escolares, criar espaço de escuta, fazer encaminhamento e orientações.
            O corpo docente é formado por 20 professores pós-graduados. O corpo técnico possui 01 merendeira, 02 auxiliares de serviços gerais, 02 vigias e 04 agentes administrativos. Já no anexo contamos com 22 professores e 11 funcionários.
            O Projeto Pedagógico da escola está ligado ao social, pois é de interesse de toda a sociedade. Na questão política temos como compromisso formar um cidadão crítico para a sociedade. O PPP tem como objetivo criar maneiras de melhorar o processo educacional através da participação de todos na organização e execução das propostas elaboradas.
            Sua elaboração se deu a partir das exigências da LDB e de acordo com a Resolução 395/2005 do Conselho Estadual de Educação que delegam:

Art. 1º- A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 2º- Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de ensino, terão incumbência de:
I-                   Elaborar e executar sua proposta pedagógica;
II-                Administrar seu pessoal e seus recursos material e financeiro;
III-             Assegurar o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula estabelecidos;
IV-             Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
V-                Promover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento;
VI-             Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;
VII-          Informar aos pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como a execução de sua proposta pedagógica.
A E.E.F. Prefeito Mozart Cardoso de Alencar tem como meta principal orientar os seus alunos para que eles possam compreender o papel de cidadão na sociedade, participar ativamente dos seus direitos e deveres, ser solidários e combater as injustiças, desigualdades e preconceitos, respeitar o próximo, posicionando-se criticamente e de maneira responsável, com base nos conhecimentos adquiridos na própria vivência, como também através das experiências e ensinamentos dos professores.
Mediante o conhecimento transmitido por nós, queremos também formar nos nossos alunos uma mente aberta para novas propostas como a inclusão das diferenças nas escolas, para que assim eles possam buscar uma transformação na sociedade e valorizar tais diferenças.
Como sabemos, a educação está fundada nos quatro pilares que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e é com base nesses fundamentos que queremos desenvolver nos educandos uma personalidade autônoma, que favoreça a contribuição para uma sociedade igualitária.






































Justificativa


Nossa comunidade escolar vem de famílias carentes com uma realidade social e cultural diferenciada, onde o meio mostra a situação real vivida. Nossa clientela vem do Sítio Mata, Santa Rosa, bairro Frei Damião, Triângulo e Jardim Gonzaga e adjacências da escola. As famílias sobrevivem de diversas atividades econômicas, como a agricultura, o comércio. A saúde, a segurança e o lazer não atendem satisfatoriamente a comunidade.
Considerando tal situação dos nossos clientes, e sendo a escola um instrumento como ponto de partida para o conhecimento, nossa proposta de trabalho é preparar, capacitar e promover o aluno para uma sociedade mais justa.
Dia-a-dia a escola vem crescendo em importância. A sociedade cada vez mais necessita de cidadãos educados nas letras, nos números, nas ciências e em outras áreas de conhecimento humano. Por isso se faz necessário um Projeto Político Pedagógico voltado para a integração do homem dentro dessa sociedade.
A afirmação de Paulo Freire é plenamente satisfatória quando diz: “São duas tarefas principais da escola: proporcionar o conhecimento existente; produzir o conhecimento que ainda não existe”.
Consciente está de que o homem se modifica, transforma a sua ação e reflexão através da sua aprendizagem. Este é o ponto: educar para o bem, construindo uma sociedade solidária, sem preconceito, ensinando com afetividade como se o outro fosse nosso reflexo do futuro.

Nossos valores:

-       Respeito: valorizamos os direitos, as necessidades e preocupação de todos, com os quais podemos contar para o crescimento da escola;
-       Organização: prezamos a ordem e a limpeza, procurando soluções inovadoras que frutifiquem em resultados para os nossos clientes e resolvam nossos desafios organizacionais;
-       Participação: trabalhamos em equipe, e cada pessoa contribui no limite de sua participação nas atividades escolares;
-       Criatividade: apoiamos a criatividade enfatizando e inovando a individualidade.

Visão de futuro - Seremos uma escola eficaz e responsável voltada para a qualidade, capaz de oferecer a todos: alunos, pais, professores, funcionários e comunidade local, a oportunidade de aprender.

Nossa missão - Temos um grande orgulho e compromisso pelo trabalho que desenvolvemos e cujo objetivo principal é o de oferecer um ensino de qualidade, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de agir na transformação da sociedade e cooperarem conosco em um ambiente de intensa criatividade e respeito pelo próximo.

Pontos fortes:

-       Investir na capacitação dos professores;
-       Aulas dinâmicas contextualizadas com a realidade dos alunos;
-       Planejamentos criativos e que ajudam aos professores na busca de solução para problemas diários;
-       Decisões coletivas;
-    Merenda escolar, acompanhada por nutricionista de qualidade;
-    PPP/PDE.


Pontos fracos:

-       Pouco comprometimento dos familiares;
-       Dificuldade com indisciplina dos alunos;
-       Alunos preocupados com situação financeira;
-       Desinteresse dos alunos;
-       Deficiência na aprendizagem.

Objetivos Gerais (de acordo com os PCN’s)

- Compreender a cidadania como participação social e política, como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e também exigindo respeito para si mesmo;
- Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de medir conflitos e tomar decisões coletivas;
- Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou em outras características individuais e sociais;
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
- Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, ética, estética, de interrelação pessoal e de inserção social para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
- Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como aspectos básicos da qualidade de vida e agir com responsabilidade em relação à sua saúde e à coletiva;
- Utilizar as diferentes linguagens verbais, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
- Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
- Questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, a seleção de procedimentos e a verificação de sua adequação.
 



Objetivos estratégicos


-       Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos;
-       Fortalecer a gestão da escola;
-       Garantir a participação dos pais na escola.





Referencial Teórico


A E.E.F. Prefeito Mozart Cardoso de Alencar será o suporte para a formação de um homem crítico, participativo, reflexivo, autônomo, criativo, solidário e construtor da sua realidade. 
Para essa formação, precisamos dimensionar ações coletivas com os vários segmentos responsáveis pela educação.
Sabemos que existem diferentes processos envolvidos na aprendizagem, bem como uma diversidade de maneiras de aprender. As teorias educacionais ainda estão distantes da prática cotidiana. Os diferentes enfoques teóricos estão sendo questionados e alguns dogmas estão sendo revistos. Em um momento no qual cada vez mais os paradigmas estabelecem uma interlocução entre si e diferentes leituras da realidade, vemos que não existe um só ponto de vista verdadeiro; é necessário retomar alguns dos principais eixos teóricos que norteiam as diversas práticas pedagógicas e as contribuições de cada um para a escola.
Um currículo integrado é uma proposta educativa aberta e ativa, centrada no aprendiz, fruto da negociação dos elementos pessoais envolvidos, que procura organizar o ensino em torno de temas relevantes para o estudante, flexibilizando um maior ou menor grau às fronteiras entre disciplinas acadêmicas, assim como os horários e os espaços escolares, e na medida do possível, conectando todas as fontes de conhecimento com o ambiente sócio-natural-local e global da escola, sempre em um clima de diálogo social no seio da comunidade escolar educativa, de trabalho colaborativo entre todos os elementos pessoais da escola, tendo em vista uma educação integral e individualizada, que leva a uma autêntica compreensão e, com isso, a um pensamento criativo e crítico.  
Trata-se, em suma, de uma mera perspectiva, de um novo paradigma educacional, que busca a unidade dos processos educativos, o que requer uma alta coerência intracurricular.
No que se refere à educação inclusiva, a escola é um dos espaços de ação de transformação, que conjuga a idéia de políticas educacionais e políticas sociais amplas que garantem os direitos da população. A educação inclusiva requer mudanças no processo de gestão, na formação de professores, nas metodologias educacionais, com ações compartilhadas e práticas colaborativas que respondam às necessidades de todos os alunos. A inclusão é um desafio para o sistema de ensino. A promoção da educação inclusiva, fundamentada no princípio da universalização do acesso a educação e na atenção à diversidade, requer uma filosofia de educação de qualidade para todos.
Na busca desse pressuposto é essencial o desenvolvimento de uma pedagogia centrada no educando, a ampliação da participação da família e da comunidade nos espaços educacionais, a organização das escolas para a participação e aprendizagem de todos os estudantes e a formação de redes de apoio à inclusão.
O movimento pela inclusão se constitui numa postura ativa de identificação das barreiras que alguns grupos encontram no acesso à educação e também na busca dos recursos necessários para ultrapassá-las, consolidando um novo modelo educacional de construção de uma escola aberta às diferenças. Através desse embasamento é que tentaremos direcionar a nossa escola para saber lidar no dia-a-dia com as diferenças que possam surgir e orientar toda a comunidade para aceitar e conviver com a inclusão escolar.











Proposta Curricular


Princípios e fins da educação


            O ensino será ministrado com base nos princípios do art. 3º da LDB, que dizem:

I.                   Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II.                Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III.             Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV.             Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V.                Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI.             Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII.          Valorização do profissional da educação escolar;
VIII.       Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da Legislação dos Sistemas de Ensino;
IX.             Garantia de padrão de qualidade;
X.                Valorização da experiência extra-escolar;
XI.             Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

De acordo com a Resolução 395/2005 a instituição de ensino deve favorecer a toda comunidade escolar oportunidade no desenvolvimento de sua ação pedagógica.
O nosso currículo tem como parâmetro as orientações do MEC/PCNs, onde os temas transversais se fazem presentes nas áreas convencionais, interligando as questões da atualidade e mobilizando tais conteúdos em torno das temáticas escolhidas, de forma que as diversas áreas não apresentem conteúdos isolados, mas digam respeito aos diversos aspectos que compõe o exercício da cidadania.
A educação deve mais do que preparar as crianças para determinada sociedade, deve fornecer-lhes constantemente referências, estímulos e o estabelecimento de correlação que lhes permitam compreender o mundo que as rodeia e comportarem-se nele como cidadãos responsáveis e transformadores da realidade.
A transversalidade e a interdisciplinaridade são dois mecanismos eficientes na absorção das competências e na construção da cidadania. Ambos se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento e apontam a complexidade do real.
O convívio escolar refere-se a toda e qualquer relação vivida dentro da escola pelas pessoas que formam a comunidade escolar. Todos tentam passar coerência com o que se prega e o que se faz, transmitindo sempre uma mensagem construtiva no trabalho desenvolvido.
Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e a forma de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõe uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar.

 

 


Normas de convivência


Dos docentes


            O corpo docente é constituído por todos os seus professores habilitados na forma de legislação em vigor. Ao professor compete:

-       Cumprir e fazer cumprir o regimento escolar, assim como as diretrizes e normas baixadas pela Secretaria de Educação do município, pela direção da escola e pelos normativos do sistema;
-       Elaborar, o plano anual, área de estudo ou disciplina de sua competência e orientar as atividades dos alunos, de acordo com as diretrizes da escola e com as determinações da Secretaria de Educação do município;
-       Comparecer às reuniões de planejamento didático ou às extraordinárias quando convocados pela direção;
-       Cumprir a carga horária prevista e recuperar as horas-aula quando não houver completado o mínimo exigido por lei;
-       Registrar no diário de classe as atividades, os conteúdos desenvolvidos, a freqüência dos alunos e os resultados da avaliação dos trabalhos escolares, cuidando para que esses registros não contenham erros e nem rasuras;
-       Cumprir os horários e programas de atividades promovidos pela direção;
-       Cooperar na manutenção da disciplina e no incentivo à boa conduta dos alunos;
-       Comparecer às reuniões de pais e mestres com o objetivo de promover a interação entre a família e a escola;
-       Entregar, no prazo previamente estipulado pela secretaria, o resultado do aproveitamento e freqüência dos alunos;
-       Adotar em classe os livros escolhidos pela escola;
-       Prevenir as faltas justificáveis em tempo hábil;
-       Participar de cursos e seminários quando convocados pela Secretaria de Educação do município.

Serão concedidas as seguintes vantagens aos professores da escola, quando em pleno gozo de suas atividades, além dos direitos previstos por lei:

-       Assessoramento técnico-pedagógico;
-       Participar de cursos de aperfeiçoamento;
-       Participar de atividades ou cursos de aperfeiçoamento e/ou atualização.

Dos discentes


            O corpo discente é constituído por todos os alunos regularmente matriculados na escola. São direitos do aluno:

-       Receber, em igualdade de condições, a orientação necessária para realizar suas atividades escolares, bem como usufruir de todos os benefícios de caráter religioso, educativo ou social que a escola proporcione;
-        Participar de todas as agremiações estudantis que funcionem no estabelecimento;
-       Ter garantia de matrícula quando proceder de Escola de Ensino Fundamental da rede municipal;
-       Requerer matrícula de acordo com as possibilidades da escola, quando por motivo justo a tiver cancelado, desde que preencha os critérios de faixa etária, determinada pela legislação em vigor;
-       Ter assegurada a matrícula, mesmo quando repetente, e permanecer na faixa de obrigatoriedade do ensino fundamental;
-       Ser encaminhado ao ensino supletivo, quando repetente fora da faixa de obrigatoriedade do ensino fundamental;
-       Ter assegurado o respeito a sua opção religiosa;
-       Ser respeitado por todo o pessoal da escola e pelos colegas;
-       Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação ou referência;
-       Ser orientado em suas dificuldades;
-       Ser ouvido em suas queixas e reclamações;
-       Receber seus trabalhos devidamente corrigidos e avaliados;
-       Requerer cancelamento de matrícula ou transferência, diretamente quando maior de idade, ou através dos pais ou responsáveis quando for menor;
-       Requerer quantas vias de documentos se fizerem necessárias;
-       Requerer revisão das verificações de rendimento escolar, desde que o faça no prazo de 72 horas após a divulgação dos resultados;
-       Requerer segunda avaliação quando por motivo justificado faltar às verificações realizadas na época prevista;
-       Participar da elaboração do plano global da escola.

São deveres do aluno:

-       Cumprir os dispositivos regimentais, bem como as normas expedidas pela direção da escola;
-       Comparecer, pontualmente, às aulas, para provas e outras atividades programadas pela escola e preparadas pelo professor, ou justificar a sua ausência quando se fizer necessária;
-       Tratar com respeito o diretor, os professores, os funcionários e os colegas;
-       Colaborar na preservação do patrimônio escolar, indenizando qualquer prejuízo ou dano material por ventura causado;
-       Comunicar à escola, através da presença do pai, responsável ou ainda de documento escrito, dos longos períodos de afastamento;
-       Devolver em perfeito estado de conservação e no tempo devido, os livros emprestados pela escola;
-       Ter adequado comportamento social, concorrendo sempre, onde quer que se encontre, para elevação do seu próprio conceito e o da escola.

Dos funcionários:

-       Os funcionários receberão orientação do diretor para exercer seus respectivos trabalhos;
-       Os funcionários que não exercem suas funções serão encaminhados à Secretaria de Educação do município;
-       A todos será assegurado o pleno direito de defesa, obedecendo a legislação vigente.
Objetivos gerais e específicos por disciplina

Ciências Naturais

            Os objetivos das Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. O ensino de Ciências Naturais deverá se organizar de forma que, ao final do ensino fundamental, os alunos tenham desenvolvido as seguintes capacidades:

-       Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformação do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente;
-       Compreender a ciência como um processo de produção do conhecimento e uma atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural;
-       Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica, e compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios das práticas científico-tecnológicas;
-       Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes;
-       Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar;
-       Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
-       Saber combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta, comparação entre explicações, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
-       Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.

 

Matemática


            As finalidades do ensino de Matemática, visando à construção da cidadania, indicam como objetivos do ensino fundamental levar o aluno a:

-       Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
-       Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
-       Selecionar, organizar e produzir informações relevantes para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
-       Resolver situações-problema, sabendo avaliar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
-       Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão, além de argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
-       Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
-       Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções;
-       Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não da discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

Língua Portuguesa

            No processo de ensino-aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino fundamental espera-se que o aluno amplie o domínio ativo dos discursos nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar a sua inserção efetiva no mundo da leitura/escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania. Para isso a escola deverá organizar um conjunto de atividades que possibilitem ao aluno:

- Utilizar a linguagem na escrita, produção de textos orais e escritos, leitura, de modo a atender a múltiplas demandas sociais; responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos e considerar as diferentes condições de produção do discurso;
- Utilizar a linguagem para estruturar a experiência e explicar a realidade, operando sobre as representações construídas em várias áreas do conhecimento:
- Saber como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas no texto, reconstruindo o modo pelo qual se organizam em sistemas coerentes;
- Ser capaz de operar sobre o conteúdo representacional dos textos, identificando aspectos relevantes, organizando notas, elaborando roteiros, resumos, índices, esquemas, etc.;
- Aumentar e aprofundar seus esquemas cognitivos pela ampliação do léxico e de suas respectivas redes semânticas;
- Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos;
- Contrapor sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
- Inferir as possíveis intenções do autor marcadas no texto;
- Identificar referências intertextuais presentes no texto;
- Perceber os processos de convencimento utilizados para atuar sobre o interlocutor/leitor;
- Identificar e repensar juízos e valores tanto sócio-ideológicos (preconceituosos ou não) quanto histórico-culturais (inclusive estéticos) associados à linguagem e à língua;
- Reafirmar sua identidade pessoal e social;
- Conhecer e valorizar as diferentes variedades do português, procurando combater o preconceito lingüístico;
- Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social como instrumento adequado e eficiente na comunicação cotidiana, na elaboração artística e mesmo nas interações com as pessoas de outros grupos sociais que se expressem por meio de outras variedades;
- Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de análise lingüística para expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica.

Geografia

            Espera-se que ao longo dos oito anos do ensino fundamental, os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, que lhes permitam ser capazes de:

-       Conhecer o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão de como as paisagens, os lugares e os territórios se constróem;
-       Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo que construam referências que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões sócio-ambientais locais;
-       Conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações de modo que compreenda o papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar;
-       Compreender a especialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados, em suas dinâmicas e interações;
-       Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços tecnológicos e as transformações sócio-culturais são conquistas ainda não usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
-       Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisas da Geografia para compreender a paisagem, o território, o lugar e seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;
-       Compreender a importância das diferentes linguagens na leitura da paisagem, desde as imagens, música e literatura de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo que interprete, analise e relacione informações sobre o espaço;
-       Saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a especialidade dos fenômenos geográficos;
-       Valorizar o patrimônio sócio-cultural e respeitar a sócio-diversidade, reconhecendo-os como direito dos povos e indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia.

História
           
Espera-se que os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas, e assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, os alunos deverão ser capazes de:

-       Identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços;
-       Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos;
-       Reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um conhecimento interdisciplinar.
-       Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas;
-       Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, continuidades e descontinuidades, conflitos e contradições sociais;
-       Questionar sua realidade, identificando problemas e possíveis soluções, conhecendo formas político-institucionais e organizações da sociedade civil que possibilitem modos de atuações;
-       Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos e iconográficos, sonoros e materiais;
-       Valorizar o patrimônio sócio-cultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos;
-       Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades.

Educação Física


Espera-se que ao final do ensino fundamental os alunos sejam capazes de:

-       Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou raciais;
-       Repudiar qualquer espécie de violência, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade nas práticas da cultura corporal de movimentos;
-       Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a interação entre pessoas e entre diferentes grupos sociais e étnicos;
-       Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente e de atividades corporais, relacionando-os, com efeito, sobre a própria saúde e a melhoria da saúde coletiva;
-       Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando esforços em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e que devem ocorrer de modo saudável e equilibrado;
-       Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas;
-       Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e desempenho que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;
-       Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão, em busca de uma melhor qualidade de vida.
             
  Arte e Educação

Espera-se que ao longo do ensino fundamental os alunos:

-       Utilizem a linguagem musical como meio de comunicação e expressão de idéias e sentimentos de cooperação e integração no seu meio sociocultural;
-       Reflitam sobre as artes visuais e a cultura brasileira em sua diversidade que retratam o cotidiano dos alunos e de sua comunidade;
-       Reconheçam as possibilidades de movimento humano, compreendendo os seus limites, possibilidades físicas, emocionais e intelectuais;
-       Valorizem a dança como atividade humana e forma de manifestações culturais, populares e regionais;
-       Sejam capazes de coordenar os movimentos do corpo na criação e execução de coreografias;
-       Demonstrem atitudes de respeito e solidariedade, estabelecendo compromisso e reciprocidade com o próprio trabalho e o dos colegas nas atividades teatrais desenvolvidas no ambiente escolar;
-       Criem trabalhos voltados para o estudo de arte teatral em suas dimensões artísticas, histórica e social;
-       Experimentem e explorem as possibilidades de cada linguagem artística;
-       Improvisem grupos vocais, pequenos corais, conjuntos instrumentais e bandas rítmicas;
-       Identifiquem e argumentem criticamente as artes visuais numa concepção histórico-política e social com ênfase na formação integral do homem;
-       Utilizem os elementos das artes visuais e suas relações em trabalhos artísticos com objetos (fabricados ou naturais) e imagens, contemplando as diferentes culturas e épocas;
-       Manifestem opiniões e idéias sobre espetáculos e textos dramáticos, enfocando a pesquisa e os conhecimentos adquiridos numa perspectiva crítico-reflexiva;
-       Relacionem estilos e movimentos distintos da história do teatro em trabalhos apresentados tanto no ambiente escolar como nos espetáculos e programas veiculados pela mídia;
-       Demonstrem iniciativa de consciência quanto à importância da organização e preservação de documentos, acervos e arquivos de produção artístico-cultural;
-       Reconheçam estilos musicais das diferentes épocas ou de um mesmo período, bem como de distintas culturas;
-       Realizem processos criativos que sejam significativos para o seu desenvolvimento físico- psico- social para a convivência em sociedade;
-       Manifestem interesse pelos conhecimentos artísticos no tempo e espaço, estabelecendo relações entre a história da dança e elementos criativos advindos da interpretação e da crítica pessoal e coletiva.



Religião

            O Ensino Religioso, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presente na sociedade brasileira, facilita a compreensão das formas que exprimem o Transcendente na superação da finitude humana e determina subjacentemente, o processo histórico da humanidade. Por isso necessita:

-       Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõe o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando;
-       Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para que ele possa dar sua resposta devidamente informada;
-       Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das inúmeras culturas e manifestações sócio-culturais.
-       Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
-       Refletir o sentido da atitude moral como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
-        Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que tem na liberdade o seu valor inalienável.  
-       Adquirir uma visão do Ensino Religioso como um mecanismo de busca espiritual e de melhoria das relações humanas;
-       Conhecer e respeitar a pluralidade cultural, incluindo o credo como exercício da moral, da ética e da cidadania;
-       Respeitar o direito do outro de ter o credo que escolher ou de não tê-lo;
-       Compreender a dimensão histórica das religiões no fator do desenvolvimento sócio-cultural, econômico e político de todos os povos;
-       Ampliar as informações sobre as religiões;
-       Ver na busca da espiritualidade uma carência material não satisfeita;
-       Desenvolver o sentimento religioso com direito de escolha;
-       Questionar o uso indevido da religião como massa de manobra, controle social, alienação cultural e escravização do homem;
-       Buscar religião libertadora, onde a ética, a justiça, os direitos, os deveres e o exercício da cidadania estejam presentes;
-       Conhecer as diversas instituições religiosas e suas formas de sobrevivência;
-       Acreditar na sua capacidade de escolher o bem para si mesmo e para o próximo.
 
Estudos Regionais
           
Objetivos gerais e específicos:

-       Conhecer e entender a história da nossa região;
-       Utilizar conhecimentos básicos da nossa região para interpretar e compreender a nossa realidade enquanto região;
-       Identificar o nosso espaço, buscando melhorias e estabelecendo desafios de nível local e global;
-       Pesquisas dirigidas X produção de resumos;
-       Interpretar diversas fontes e testemunhas de épocas passadas e presente;
-       Desenvolver a capacidade de construção da própria identidade e consolidar sua formação de cidadão;
-       Desenvolver a compreensão da organização social humana tendo como pilar a cultura, a necessidade de viver em grupo, o ontem e o hoje;
-       Refletir sobre a atuação do homem nas relações sociais, convívio e participação no coletivo;
-       Perceber a cidadania como conquista social e coletiva no exercício consciente dos direitos e deveres políticos, civis e sociais.
-     Compreender e valorizar elementos das culturas africanas e de afrodescendência.
-     Ampliar o conceito de cidadania e discutir questões como respeito à diversidade, religiosidade e sincretismo, preconceito, direitos, inclusão.

Inglês

Objetivos gerais e específicos:

-     Compreender a importância da comunicação em outra língua que não seja a materna;
-     Identificar no universo que o cerca as línguas estrangeiras (aqui entenda-se o Inglês) que cooperam nos sistemas de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngüe;
-     Vivenciar uma experiência de comunicação humana, refletindo no seu dia-a-dia, nos costumes e maneira de agir e interagir;
-    Reconhecer que o acesso desta língua ou mais línguas lhe possibilita acesso a bens culturais da humanidade;
-     Construir conhecimento sistêmico sobre a organização textual e sobre como e quando utilizar a linguagem, nas situações de comunicação, tendo como base os conhecimentos da língua materna;
-     Construir consciência e consciência crítica dos usos que se fazem da língua estrangeira que se está aprendendo;
-     Utilizar outras habilidades comunicativas de modo a poder atuar em situações diversas;
-     Ler e valorizar a leitura como fonte de informação e prazer, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e dos estudos avançados.
 
QUADRO DE METAS-ESTRATÉGIAS

Metas
Estratégias
- Elevar em 100% o desempenho acadêmico dos alunos.
-       Elaborar um projeto de leitura;
-       Realizar gincana para melhorar o rendimento dos alunos nas disciplinas;
-       Realizar oficinas de poesias;
-       Realizar concurso de redação.
- Fortalecer em 80% a gestão da escola.
-       Elaborar um cronograma bimestral com os eventos da escola;
-       Planejar e avaliar mensalmente o processo educacional;
-       Incentivar o corpo docente a participar de curso de capacitação oferecido pela Secretaria de Educação ou outros órgãos.
- Garantir em 90% a participação dos pais na escola.
-       Promover reuniões para sensibilizar os pais da importância de sua participação na vida escolar dos filhos;
-       Elaborar um cronograma das reuniões de pais;
-       Controlar e acompanhar tanto a freqüência quanto o rendimento escolar, deixando os pais sempre informados dos mesmos.


 

Sistema de avaliação da aprendizagem

            Ao assumirmos que o ano de avaliar se faz presente em todos os momentos da vida humana, estamos admitindo que ele também está presente em todos os momentos vividos em sala de aula.
            Para os nossos alunos a avaliação será um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades.
            A avaliação será feita num processo diagnóstico, contínuo e bimestral. Durante o processo ensino-aprendizagem utilizamos os seguintes instrumentos e situações para avaliação:

-       Diagnóstica - realizada no início do ano para conhecer o aluno e assegurar que o mesmo tem condições de cursar a série na qual se matriculou.
-       Formativa - realizada diariamente pelo professor, ao rever cadernos, atividades de casa, fazer ou receber perguntas, enfim, observar a participação do aluno de um modo geral:
·         Realizada ocasionalmente, por meio de trabalhos e pesquisas;
·         Realizada periodicamente, utilizando testes ao final de cada período bimestral.
-       Somativa - ao final de cada bimestre todas as notas atribuídas em todas as situações e formas de avaliação serão somadas e a partir daí verifica-se os avanços ou recuos dos alunos.

A avaliação do rendimento escolar será um processo contínuo do acompanhamento do desenvolvimento do aluno, abrangendo os aspectos cognitivos e psicomotor, de modo a possibilitar a verificação de mudanças quantitativas de comportamento no que se referem ao conhecimento, habilidades e atividades. Para garantir esses objetivos deverão ser utilizadas, além da avaliação individual, a avaliação em grupo e a auto-avaliação.
A promoção será resultado do processo de avaliação onde deverão prevalecer os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, sendo observado o binômio assiduidade-aproveitamento.
Considera-se promovido à série seguinte, o aluno com:

a)      Freqüência igual ou superior a 75% em cada área de estudo, atividade ou disciplina e média final igual ou superior a 05(cinco).
b)      Freqüência igual ou superior a 75% em cada área de estudo ou disciplina e média de recuperação final igual ou superior a 05(cinco), após estudo de recuperação proporcionados obrigatoriamente pela escola.

Os estudos de recuperação serão realizados em consonância com a Resolução do Conselho de Educação do Ceará nº. 384/2004.
A recuperação tem por objetivo suprir as deficiências detectadas no aproveitamento do aluno. Será proporcionada mediante ministração de aulas e distribuição de tarefas, exercícios e trabalhos, concomitantemente sob a coordenação e supervisão do professor habilitado e vinculado à escola. O resultado da recuperação será lançado na ficha individual.
A escola deverá adotar duas modalidades de recuperação: paralela (decorrente do período letivo) e final (oferecido no final do ano).
O aluno terá direito à recuperação em todas as disciplinas e em todas as séries. O aluno recuperará seu aproveitamento escolar insuficiente no decorrer de quinze dias, não podendo ser considerado reprovado antes desse prazo.







Organização do Ensino

            A implantação de uma política de ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos exige tratamento político, administrativo e pedagógico, uma vez que o objetivo de um maior número de anos no ensino obrigatório é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar com maiores oportunidades de aprendizagem.
            Ampliar o ensino fundamental significa também uma possibilidade de qualificação do ensino e da aprendizagem da alfabetização e do letramento, pois a criança terá mais tempo para se apropriar desses conteúdos.
            Compreendemos a ampliação do ensino fundamental também como uma oportunidade de rever concepções e práticas de avaliação do ensino-aprendizagem, partindo do princípio de que precisamos, na educação brasileira, de uma avaliação inclusiva. Para isso, tornam-se urgentes a revisão e a mudança de determinadas concepções de avaliação que se traduzem e se perpetuam em práticas discriminatórias e redutoras das possibilidades de aprender.





































Calendário Escolar


O calendário escolar será organizado anualmente pela Secretaria de Educação do município. Deverá enumerar todas as atividades escolares, momentos de estudo, planejamento, avaliação e recuperação da seguinte forma:

-       Momento de estudo: uma vez a cada mês nos momentos de planejamento.
-       Planejamento: acontece uma vez por mês.
-       Avaliação: acontece no final de cada bimestre.

A escola promove eventos alusivos às datas comemorativas de cada mês, usando sábados letivos, com a participação dos alunos e comunidade, desenvolvendo projetos em diversas áreas do ensino.
A escola busca avaliar a sua prática pedagógica de forma contínua e sistemática, a fim de atender com eficiência seus educandos, sempre buscando valorizá-los e levá-los a encontrar seus esforços como cidadãos e profissionais de qualidade dentro da sociedade, além de estabelecer e desenvolver novas estratégias que reforcem a qualidade do que se deseja oferecer.

CALENDÁRIO ESCOLAR - 2011

JANEIRO


1 - Confraternização Universal – Feriado
28 – Encerramento do Ano Letivo de 2010.
Período de matrículas de 03 à 28 de janeiro.


FEVEREIRO


1 a 14 – Recuperação Final
2 – Nossa Senhora das Candeias – Feriado
14 a 23 – Recesso dos Professores
23 a 25 – Encontro Pedagógico (Escola)
25 – Encontro do PAIC – 1º e 2º anos
28 – Reunião administrativa (Escola)

MARÇO


1 – Início do Ano Letivo
7 e 8 – Carnaval – Feriado
9 – Cinzas – Feriado
11 – Encontro do PAIC – 1º e 2º anos
12 – Sábado Letivo ( Reunião com os Organismos Colegiados: Grêmio, APC, Conselho Escolar – 2ª Feira)
24 – Aniversário do Padre Cicero – Feriado
26 – Sábado Letivo (Culminância do Projeto Padre Cicero – 3ª Feira)

Dias Letivos: 21



ABRIL


2 – Planejamento
8 – Encontro do PAIC – 1º e 2º anos
16 – Sábado Letivo (Reunião de Pais – 1º ao 9º anos (4ª Feira)
21 – Tiradentes (Feriado)
22 – Paixão de Cristo (Feriado)
30 – Sábado Letivo ( Culminância da Páscoa: Professores, Funcionários, Grêmio, APC e conselho Escolar – 5ª Ferira)

Dias Letivos: 21

MAIO


7 – Planejamento
13 – Encontro do PAIC – 1º e 2º anos
14 – Sábado Letivo ( Comemoração do Dia das Mães – 5ª Feira)
28 – Sábado Letivo ( Coroação de N. Srª: Professores, Funcionários, Grêmio, APC, Conselho Escolar e Comunidade – 6ª Feira)

Dias Letivos - 24

 

JUNHO


4 – Planejamento
10 – Encontro do PAIC – 1º e 2º anos
11 – Sábado Letivo (Reunião do Conselho Escolar e Congregação de Professores – 2ª Feira)
18 – Sábado Letivo ( Reunião de Pais – 1º e 9º anos – 3ª Feira)
23 – São João (Feriado)
28 – São Pedro (Feriado Turno Noturno)
30 – Encerramento do Semestre

Dias Letivos: 23
Dias Letivos do 1º Semestre - 89

JULHO


22 – Dia do Município
Férias

AGOSTO


1 – Reinício das aulas
6 – Planejamento
12 – Encontro do PAIC – 1º e 2º anos
13 - Sábado Letivo ( Reunião de Pais – 1º e 9º anos – 3ª Feira)
27 – Sábado Letivo ( Comemoração 4ª Feira)

Dias Letivos – 25

SETEMBRO


3 – Planejamento
7 – Independência - Feriado
9 – Encontro do PAIC – 1º e 2º anos
10 – Sábado Letivo (Reunião com os Organismo Colegiados – 5ª Feira)
15 – N. Srª das Dores (Feriado)
24 – Sábado Letivo (Reunião com a Congregação de Professores – 6ª Feira)

Dias Letivos: 22

OUTUBRO


1 – Planejamento
8 – Sábado Letivo ( Comemoração Dia da Criança – 2ª Feira)
12 – N. Srª Aparecida (Feriado)
14 – Encontro do PAIC – 1º e 2º anos
22 – Sábado Letivo ( Reunião com professores e Funcionários – 3ª Feira)
28 – Funcionário Público - Feriado
Dias Letivos - 21

NOVEMBRO


1 – Dia do Romeiro (Feriado)
2 – Dia de finados (Feriado)
5 –Planejamento
11 – Encontro do PAIC – 1º e 2º anos
15 – Proclamação da República (Feriado)
19 – Sábado Letivo ( Reunião de Pais e Mestre – 4ª Feira)
26 – Sábado Letivo ( Reunião do Conselho Escolar e Congregação de Professores – 5ª Feira)

Dias Letivos – 21

DEZEMBRO


3 – Planejamento
9 – Encontro do PAIC – 1º e 2º anos
10 – Sábado Letivo ( Reunião com Professores e Conselho Escolar – 6ª Feira)
23 – Recesso Natalino
30 – Encerramento do Ano Letivo

Dias Letivos: 22
Dias Letivos 2º Semestre: 111
Total de Dias Letivos: 89 + 111= 200










Avaliação do PPP

            O Projeto Político Pedagógico norteia a organização dos trabalhos da escola como um todo. Projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto propõe no presente para melhorar o futuro.
            A avaliação do Projeto Político Pedagógico, numa visão crítica, parte da necessidade de conhecer a realidade escolar, buscar explicar e compreender criticamente as causas da existência de problemas, bem como suas relações, e se esforçar para propor ações alternativas.
            O processo de avaliação envolve três momentos: a descrição, a problematização e a realidade escolar.
            É preciso entender o Projeto Político Pedagógico da escola como uma reflexão do seu cotidiano. Para tanto, ele precisa de um tempo razoável de reflexão e ação para pôr em prática sua proposta e obter resultados positivos.
            Avaliar é um mecanismo de grande importância para melhorarmos a qualidade do processo ensino-aprendizagem, sendo assim, anualmente será realizada uma avaliação das ações propostas, a fim de sabermos se os nossos objetivos estão sendo parcial ou totalmente realizados.
            A avaliação se dará basicamente através de:

-       Reuniões com pais e professores, onde colheremos sugestões visando melhorar o processo ensino-aprendizagem;
-       Aplicação de questionários a toda comunidade escolar.

Após reunir todos esses dados analisaremos e encontraremos subsídios que nos leve aos reais objetivos educacionais de qualidade que todos desejam alcançar.



Reflexão no aspecto político-pedagógico

            A educação no aspecto político-pedagógico visa no seu sistema de ensino buscar e adequar as grandes transições de modelos decorrentes das mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, políticas e culturais que vem marcando não só o Brasil como o mundo. Acreditamos que o ensino atual vem ao longo de sua trajetória defendendo uma proposta pedagógica voltada para a participação, a formação de um homem consciente e atuante, capaz de inserir-se como sujeito na conjuntura política da sociedade.
            Atualmente nessa perspectiva o serviço pedagógico das escolas demonstra um acompanhamento no sentido de subsidiar, orientar e avaliar o desenvolvimento da proposta oferecida. É importante ressaltar que a educação é um grande canal para a construção de um projeto político pedagógico democrático, onde todos tenham como base um ponto de partida comum.
            Avaliamos a escola pública, ampliando e enriquecendo cada vez mais, dando assim, grandes possibilidades de atingir os seus objetivos.
            Sem dúvida, o projeto político pedagógico de uma escola deve relacionar ações e causas dos problemas existentes na mesma, analisando e avaliando as condições de funcionamento para assim se dar uma educação equilibrada e que atenda ao aluno em toda a sua multiplicidade.
            É por isso que o planejamento pedagógico deve ser uma realização coletiva de um trabalho verdadeiramente educativo e que identifica-se com a realidade de cada escola.





Atividades Pedagógicas complementares

            A escola busca avaliar a sua prática pedagógica de forma contínua e sistemática, a fim de atender com eficiência seus educandos, estabelecendo e desenvolvendo novas estratégias que reforcem a qualidade do que se deseja oferecer, sempre buscando valorizá-los e levá-los a encontrar seu espaço como cidadão, como um profissional de qualidade dentro da sociedade.
            A escola promove eventos alusivos às datas comemorativas de cada mês, usando sábados letivos, com a participação dos alunos e comunidade, realizando projetos em diversas áreas do ensino.




Projetos com a comunidade


            Trabalhamos com projetos, interagindo com toda a comunidade. Valorizamos a natureza, cultivamos atitudes de produção e conservação de árvores existentes no bairro, desenvolvendo dentro da escola a responsabilidade social sobre o meio ambiente.
            A E.E.F. Prefeito Mozart Cardoso de Alencar também pretende em conjunto com a comunidade escolar impulsionar a comunicação entre os alunos através da Radiofonia, com o Projeto Rádio Escola.
            O rádio na escola pode ser usado para alcançar atitudes que possibilitem uma escola reflexiva e crítica, com capacidades e habilidades de expressão oral e escrita.
            Nossa escola, através do Projeto de Leitura, quer formar leitores competentes, criando bases para que as pessoas continuem a aprender durante a vida toda, exercitando a capacidade de buscar e selecionar informações.




Inclusão de alunos com deficiência

No Brasil as discussões sobre a inclusão de alunos com deficiências em escolas normais são polêmicas e divergentes. O processo de inclusão de alunos com deficiências em escolas normais ainda é relativamente novo, existindo, assim, uma lentidão nas políticas publicas. É preciso que haja uma adequação do currículo das escolas para receber os alunos com deficiências, uma preparação da escola como um todo, professores, alunos e comunidade, para que essa inclusão não acabe sendo excludente. É preciso uma junção de mudanças que primeiramente deve vir de cada indivíduo, rompendo antes de qualquer lei as barreiras do preconceito.
Conforme declara a lei 9394/96, "inclusão é uma proposta que condiz com a igualdade de direitos e oportunidades educacionais para todos em ambientes favoráveis já garantidos por ela".
O Plano Nacional de Educação reitera que a diretriz atual é a da plena integração das pessoas com necessidades especiais em todas as áreas da sociedade. Trata-se, portanto, de duas questões: o direito à educação comum a todas as pessoas e o direito de receber essa educação sempre que possível junto com as demais pessoas nas escolas regulares.




Recreio Dirigido

Apresentação

      O educando é marcado pelo meio social em que vive, é sujeito que age, interage e é capaz de modificar. É construtor de um processo dinâmico, a partir das relações que estabelece com a realidade com a qual convive; e é pensando na modificação do ser humano que a nossa escola procura resolver os problemas de indisciplina no recreio, através de um projeto para que os alunos indisciplinados possam se sentir parte integrante do processo ensino-aprendizagem, pois sabemos que os processos de aquisição do conhecimento interpessoal se dão também através de atividades mentais, físicas e construtivas a partir da capacidade de cada um.
      Com base numa boa relação de convivência procuraremos desenvolver esse projeto conforme as necessidades e dificuldades encontradas.

Justificativa

      Com a finalidade de promover a integração dos discentes da nossa escola, proporcionaremos aos educandos a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, com elementos de preparação na hora do recreio, que será consciente e dinâmico, buscando a formação integral (moral, social e religiosa) e o ensino da igualdade entre os homens, desenvolvendo sentimentos de justiça e liberdade e condenando o tratamento desigual.

Objetivo Geral

      Envolver os alunos em atividades no recreio, buscando uma melhor qualidade de vida.

Objetivos Específicos:

-       Refletir sobre as artes e a cultura brasileira em sua diversidade, que retrata o cotidiano dos alunos e de sua comunidade escolar;
-       Reconhecer as possibilidades de movimento humano, compreendendo seus limites (possibilidades físicas, emocionais e intelectuais);
-       Valorizar os jogos e danças como atividades humanas e formas de manifestações culturais;
-       Mostrar atitudes de respeito e solidariedade, estabelecendo a reciprocidade com os próprios colegas nas atividades desenvolvidas no recreio;
-       Criar trabalhos voltados para arte corporal;
-       Realizar processos criativos que sejam significativos para convivência e o seu desenvolvimento físico e psico-social.













E. E. PROF. MOZART CARDOSO DE ALENCAR






PROJETO – BIBLIOTECA: “Ler é tudo de bom”







Rita de Cássia Gonçalves Oliveira e
Luiza Júlia Teles Coutinho















JUAZEIRO DO NORTE/CEARÁ - 2011
PROJETO – BIBLIOTECA “Ler é tudo de bom”

IDENTIFICAÇÃO

24


Órgão Mantenedor: Secretaria de Educação do Município - Juazeiro do Norte
Bibliotecária: Rita de Cássia Gonçalves Oliveira e Luíza Júlia Teles Coutinho 
Orientadora Pedagógica: Marlene Torres Pereira
Diretora Administrativa: Mariza Danielli Pereira Sobreira
Diretora Pedagógica: Denise Aires Gondim de Menezes                              
Diretora de Gestão: Maria Goretti Rolim Vitório.  


















                              






TEMA: Ler é tudo de bom
                                 JUSTIFICATIVA

Segundo a pesquisa do filósofo e sociólogo chileno Juan Casasuss para a UNESCO, realizada em 14 países, sobre os fatores que favorecem o bom desempenho dos estudantes, entre eles destacou-se “prédios adequados”. E é justamente neste sentido que apresentamos este projeto.
Se as crianças encontrarem em cada escola um ambiente organizado, aconchegante, onde possam estimulá-las a encontrar conhecimento, como resultado, seremos um grande país do futuro baseado na educação apoiada pela biblioteca. Devemos começar pelo nosso município, pela nossa escola.
As crianças que desde, os primeiros anos de vida, se habituam a manusear livros infantis coloridos e ouvem histórias inventadas pelos pais e avós, que, mais tarde, lêem aventuras cujas protagonistas são crianças da sua mesma idade, e que, com o tempo, conhecem autores estimulantes como Michael End, Monteiro Lobato, C.S. Lewis, Hans Cristian Andersen, Mark Twain, Julio Verne e tantos outros; essas pessoas sentem um imenso prazer na leitura, porque experimentam esse prazer de modo adequado às etapas de sua vida, e em doses certas, até o ponto de se tornarem conscientes de que juntamente com o prazer que oferece a leitura, transmite raciocínio, faz germinar idéias, ensina silenciosamente a escrever e a falar com clareza, estimula a imaginação, amadurece e sensibiliza... ( p. Gabriel Perissé, em Ler, Pensar e Escrever).
A constatação de que em número significativo de alunos não compreende o que lê e têm dificuldades em interpretar e apropriar-se das informações trazidas pela leitura faz necessário um empenho maior da escola em corrigir essa deficiência. A preocupação está relacionada diretamente a aprendizagem já que o cidadão depende dessa competência para se apropriar do conhecimento nas diversas áreas da aprendizagem.
A leitura da Literatura de ficção e não ficção, de jornais, revistas e de diferentes gêneros é a maneira da escola cumprir o seu papel de oferecer condições para que o aluno aumente o seu conhecimento, desenvolva o raciocínio, o senso crítico, compreensão real, a curiosidade intelectual – fatores essenciais na formação de uma sociedade politizada.                                                                                                               
                                                                                                                                                                                
Formar leitores competentes é criar bases para que as pessoas continuem a aprender durante a vida toda, é capacitá-las para o exercício da cidadania.                                           .                                                                                                                                                                    
A prática da leitura dos mais diferentes gêneros que circulam em nossa sociedade é a condição imprescindível para que o aluno se torne um leitor crítico, isto é, capaz de questionar e agir de acordo com o conhecimento adquirido.
A atividade fundamental desenvolvida pela escola para a formação dos alunos é a leitura. É muito mais importante saber ler do que saber escrever. O melhor que a escola pode oferecer aos alunos deve ser voltado para a leitura. Se o aluno não se sair bem nas outras atividades, mas for um bom leitor, penso que a escola cumpriu grande parte de sua tarefa.
A biblioteca tem, portanto, um importante papel na melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem.                                                                                                                 
OBJETIVO GERAL

O principal objetivo deste projeto é proporcionar um espaço exclusivo na escola onde os alunos possam sentir o prazer da leitura, assim, todas as outras atividades fluirão melhor como resultado da leitura. É na leitura que justamente se desenvolve esse comportamento leitor: fazer com que os estudantes se tornem leitores autônomos e busquem novos livros pelo prazer de viajar nas suas páginas.

                                   

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Proporcionar um ambiente atrativo além da sala de aula, onde o aluno encontrará base para seus estudos e leitura na biblioteca;
·         Motivar a leitura exercitando as habilidades de interpretação;
·         Dramatizar livremente diálogos entre personagens de textos narrativos;
·         Exercitar a capacidade de buscar e selecionar informações;
·         Estimular a reflexão sobre a arte como forma de expressão e comunicação em diferentes níveis;
·         Trazer para escola o aspecto lúdico da literatura – ler por prazer;
·         Contribuir para a formação de leitores competentes e 24autônomos;
·         Encorajar a criatividade pelo diálogo leitor e texto;
·         Criar um ambiente real de letramento através da interação entre leitores e leitura;
·         Favorecer a apropriação da leitura de textos literários como algo prazeroso;
·         Vivenciar as datas comemorativas.    
                                                                 
           METAS DE ORGANIZAÇÃO

·         Usar o espaço específico para estimular a leitura;
·         Fazer a conservação do acervo;
·         Incentivar a pesquisa bibliográfica;
·         Concurso: poesia, paródia, cordel, adivinhações, histórias em quadrinhos, o melhor leitor;
·         Gincanas culturais;
·         Criação de histórias;
·         Exposição de acervos;
·         Painéis informativos;
·         Campanha “Doe um livro”;
·         Conhecendo os clássicos- hora de contar histórias – Biblioteca vai à sala;
·         Oficinas de pintura e colagem;
·         Jornal da escola;
·         Cartazes e mural- informativo.

METODOLOGIA


·         Criação de um ambiente físico e visual agradável;
·         Empréstimo de livro com data de devolução;
·         Promover competição - Quem ler mais;
·         Exibição de livros;
·         Concurso para a escolha do nome da biblioteca.

                                                                                                                                                                                                 RECURSOS HUMANOS

·         Núcleo gestor;
·         Coordenadora da biblioteca;
·         Alunos;
·         Professores.
                     RECURSOS MATERIAIS
·         Livros didáticos e para-didáticos;
·         Enciclopédia;
·         Dicionários;
·         Globos terrestres;
·         Jornais;
·         Revistas;
·         Fitas de vídeos;
·         CDs e DVDs de músicas infantis;
·         Aparelho de som;
·         Jogos.
CONCLUSÃO

Quando pensamos nos custos de um projeto, às vezes ficamos desanimados, mas quando pensamos nos resultados que estes gastos poderão proporcionar, podemos ficar estimulados, contentes e alegres. Este é realmente um custo-benefício, sendo maior o benefício.
Segundo Gabriel Perissé: “Ler é alimentar-se espiritualmente, é adquirir aquela inquietação interior – bem como uma série de convicções – a indescritível riqueza intima de quem está atento à vida, de quem carrega consigo a vontade de conhecer e amar infinitamente”.
A comunidade da escola Mozart Cardoso de Alencar 24encontrará na biblioteca o espaço onde poderá exercitar a leitura para estudar, para se informar e para o lazer.
                                                                      “Melhor é ler do que estudar”. (p. Ziraldo)     




















BIBLIOGRAFIA

VARGAS, Susana. Leitura: Uma aprendizagem de prazer. 424a edição. Rio de Janeiro: José Olimpio, 2000;
PERISSÉ, Gabriel. Ler, Pensar e Escrever, 2a edição. São Paulo: Arte e Ciência, 1998; REVISTA ESCOLA, agosto – 2006 no 194, pág. 30.
REVISTA NOVA ESCOLA, DEZEMBRO – 2008 pág. 28.  























PROJETO RÁDIO NA ESCOLA
SINTONIZADA COM A EDUCAÇÃO






E.E.F. Prefeito Mozart Cardoso de Alencar






































JUAZEIRO DO NORTE – CE
2011
JUSTIFICATIVA


            A E.E.F. Prefeito Mozart Cardoso de Alencar pretende, em conjunto com a comunidade escolar, impulsionar a comunicação dinâmica entre os alunos através da Radiofonia.
            O rádio é um importante meio de comunicação, utilizado pela grande maioria das pessoas. Emitindo música, palavras, efeitos sonoros e textos falados, por meio de sonoras, o rádio consegue penetrar em todos os lugares e momentos, pois permite que o ouvinte realize outras atividades simultaneamente.
            A linguagem do rádio assume características específicas em função de seu caráter efêmero, da tendência ao desvio de atenção do ouvinte, e da possibilidade de que se mude de canal a qualquer momento. O discurso radiofônico utiliza frases curtas e diretas e a linguagem cotidiana para garantir a transmissão das mensagens. As características da voz, como entonação, tom, sotaque, firmeza, ênfase, rapidez, humor, ironia, exclamação, formalidade, reforçam o conteúdo da mensagem e contribuem para que a comunicação se dê de forma rápida e eficiente. Procura-se captar a atenção do ouvinte tratando de temas relacionados à vida cotidiana, fazendo chamadas que despertem o interesse e retomando várias vezes o que já foi dito.
            O rádio na escola pode ser usado para desenvolver uma atitude que possibilite uma escuta reflexiva e crítica: identificar, selecionar, relacionar, imaginar a partir da audição. E também para desenvolver capacidades e habilidades de expressão oral e escrita, por meio de propostas de elaboração, produção e realização de projetos para rádio na escola (simulação de programas musicais, entrevistas, noticiários e outros), que exigem características específicas da linguagem radiofônica.
            É possível também aproveitar a variedade temática das transmissões radiofônicas para abordar a vida cotidiana, como preconceito e estereótipos, saúde física e mental, esportes e outros assuntos que podem contribuir para a formação dos alunos.


























Material necessário para o funcionamento da rádio na escola:

1.      Aparelho de CD
2.      Caixa de Som com Microfone
3.      Pequeno espaço físico
4.      Revistas, jornais e outros materiais de informação.
      5.   Amplificador

Nome da Rádio:

Slogan: Sua Rádio sintonizada com a Educação
Como surgiu a idéia: Com a necessidade de obter informação e repassa-las para a comunidade escolar.
Caberá ao Grêmio Estudantil fazer as transmissões com; Adivinhações, textos informativos, redações que se destacaram, curiosidades, datas comemorativas, aniversariantes, manchetes de jornais, anúncio de emprego etc.
      A interdisciplinaridade acontecerá por meio das seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa: Redação e Poesia
Inglês: Curiosidades e Traduções.
Ciências: Curiosidades, entrevistas
Est. Regionais: Informações sobre Juazeiro do Norte
Geografia: Informes sobre o Meio Ambiente
História: O Brasil ontem e hoje, Conhecimento a respeito de outros países
Educação Artística: Grupos Folclóricos
Religião: Orações, Mensagens de auto-ajuda
Educação Física: Notícias sobre Esportes e Saúde.

Objetivo Geral:

        Criar um sistema de informação radiofônica tendo como foco principal
Aproveitar o momento de recreação para envolver os alunos em assuntos ligados a Educação e do dia a dia.

Objetivos Estratégicos:

- Informar notícias atuais;
- Divulgar Projetos da Escola;
- Ampliar conhecimentos;
- Envolver os alunos em todo o processo;
- Incentivar o gosto pela pesquisa;
- Lembrar e vivenciar as datas comemorativas;
- Desenvolver a criticidade através da prática:
- Criar o respeito aos valores morais e éticos;
- Inserir no aluno o desenvolvimento da cidadania;
- Homenagear os alunos que se destacaram.

Alguns motivos para o funcionamento da Rádio Escola:

1.      O rádio desenvolve a expressão;
2.      Ajuda as crianças e jovens a perderem a inibição e falar em público;
3.      Exercita o raciocínio;
4.      Leva o aluno a descobrir e mostrar aos outros os seus talentos;
5.      Eleva a auto-estima;
6.      Permite conhecer e utilizar novas tecnologias;
7.      Estimula a imaginação e criatividade;
8.      Dá um sentido concreto ao conhecimento escolar;
9.      Promove a cidadania;
10.  Favorece a Interdisciplinaridade.











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